
Conhecida por ser a responsável pelo desabrochar das flores e por trazer mudanças significativas às paisagens, a estação traz vantagens ainda maiores para empresários do setor agrícola.
Isso porque no período da primavera o cultivo e a colheita são otimizados para diferentes tipos de plantações, graças às condições climáticas vistas como ideais para o solo e desenvolvimento da vegetação e dos alimentos. Neste início de primavera, iniciada no dia 22 de setembro, esperamos que nossos clientes e parceiros possam aproveitar esse artigo como um verdadeiro guia de boas práticas sobre a melhor época do ano para: agricultores, fazendeiros e cooperativas.
Benefícios da primavera para agricultores
É comum que alguns agricultores não se preparem plenamente para esta época do ano e isso faz com que corram o risco de perder as vantagens trazidas pela estação. Por este motivo, sugerimos que as dicas a seguir sejam salvas e aproveitadas. Afinal, é na primavera que a umidade do solo, temperatura e radiação solar são proporcionadas na medida certa, aumentando as produções e gerando mais lucro para o setor agrícola.

Confira nossa lista com 5 tópicos importantes para o seu negócio florescer a partir de setembro:
1 – Facilidade para floração
A primavera proporciona o fenômeno mais importante do ciclo de vida das plantas: a floração. As condições climáticas estimulam a fisiologia da planta até a fase de floração e, posteriormente, a sua fase reprodutiva ou de frutificação. Na agricultura, o processo de floração é muito importante, pois além de decorar pomares e lavouras, as flores representam o órgão reprodutivo das espécies vegetais e guardam sob as pétalas as características da planta. Desta forma, a floração atrai e permite a ação dos agentes polinizadores que são responsáveis pelo processo de reprodução, perpetuação das espécies e variabilidade genética das plantas, fatores essenciais para uma plantação farta, saudável e lucrativa.

2 – Clima mais iluminado e fértil
O inverno, estação anterior a primavera, é marcado por ser uma época fria e nem sempre com chuva. Nesta época do ano, a maior parte da vegetação se encontra adormecida, isso significa que o seu metabolismo está desacelerado por conta do clima no ambiente. Portanto, diferentemente da primavera, a atividade fisiológica das plantas no inverno ocorre de forma lenta.
Já na estação que chega, a intensa e constante presença da luz durante o dia, faz com que o desenvolvimento fisiológico das plantas retorne e com isso entre no processo de floração.
Além disso, esta é a época do ano onde a distribuição das chuvas ocorre com maior regularidade, o que também contribui para um melhor cultivo.

Olericultura
É a técnica que trabalha especificamente com o cultivo das hortaliças, ou seja, dos legumes e verduras. Esse tipo de plantio faz parte da horticultura e é uma das técnicas mais utilizadas, pois o seu plantio e colheita são mais fáceis e práticos.
Na Olericultura, as condições climáticas da primavera favorecem ainda mais o desenvolvimento de verduras e legumes.
Porém, assim como em outras culturas, é necessário que o agricultor mantenha diariamente os cuidados com as espécies para que assim ocorra o desenvolvimento saudável da plantação, se atentando à quantidade correta de água e adubo para as plantas e também com a circulação do ar.
Se hortaliças forem mantidas em um espaço com pouca ventilação, ocorrerá o cozimento das raízes e consequentemente a morte das verduras e legumes.
3 – Espécies diversas em intenso crescimento
A primavera é a estação do ano onde ocorre o ápice no crescimento da maior parte das plantas. Então, o recomendado é que a poda de plantas seja feita na estação anterior, no inverno, para que a planta se desenvolva com força total em seguida.
O crescimento intenso das espécies na primavera é favorável para todos os setores da agricultura e para a Olericultura os efeitos são ainda mais benéficos para o desenvolvimento rápido e satisfatório das hortaliças.
Dê preferência para adubação com húmus em torno de duas semanas antes de realizar o plantio, o então o ideal é regar diariamente durante o seu primeiro mês para colaborar com o enraizamento da planta.
4 – Economia que gera lucro
Com o cultivo mais produtivo, o sucesso na colheita é garantido! Com as melhores condições climáticas do ano, os agricultores podem assegurar uma boa economia na primavera em relação as outras estações.
No Brasil, devido a diversidade do clima, a mesma hortaliça plantada no Sul pode não se desenvolver na região nordeste. Por isso, para que você garanta uma lavoura produtiva e mais economia com a plantação, é necessário pensar nas variações do clima de cada região e também no que mais vale a pena investir.
Pensando nestas variáveis, o agricultor consegue minimizar problemas que possam afetar o plantio, poupando gastos desnecessários.

5 – Atenção para as plantas da estação!
Espécies que são típicas da primavera: begônia, melancia e tomate. Estas plantações necessitam do calor e incidência direta e constante de luz. Dentre as verduras e legumes, pode-se citar as seguintes: espinafre, alface, cebola, couve-flor, brócolis, abóbora e pimentão.
Estes são apenas alguns exemplos de hortaliças para plantar e cultivar durante a estação das flores.
É importante frisar que após a primavera as plantações típicas da estação tendem a não ter uma produtividade tão eficiente, sendo necessário o replantio sempre ao iniciar uma nova primavera.
Esse material é patrocinado pela São Francisco Fibras.