“A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas”, disse a Emater em nota.
O plantio de soja 2024/25 no Rio Grande do Sul alcançava na semana passada 96% da área de cultivo projetada pela Emater/RS, que é de 6.811.344 hectares. A produtividade média estimada é de 3.179 quilos por hectare. “O término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como milho e tabaco, ou em regiões de integração lavoura-pecuária (ILP), onde a retirada dos bovinos ou a colheita de sementes forrageiras acontecem de forma tardia”, disse a Emater em nota. “A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas.”
Ainda conforme a Emater, a semeadura avançou de forma moderada, atingindo 95% da área projetada para 2024/2025, de 748.511 hectares. A colheita do cereal foi iniciada no noroeste do Estado, chegando a 1%. “A semeadura deverá ser concluída ao longo do mês de janeiro, à medida que as áreas ocupadas por essas culturas sejam liberadas para nova implantação”, explicou.
“Embora as chuvas das últimas semanas não tenham sido uniformes e significativas em todo o Estado, as condições para o enchimento dos grãos estão adequadas, principalmente devido ao predomínio de temperaturas amenas, que favorecem tanto a preservação da umidade no solo quanto a otimização do processo fotossintético das plantas.”
De acordo com a Emater, a produtividade obtida está pouco abaixo da projeção inicial, de 7.116 kg/ha, mas supera à da safra anterior.
Quanto à safra de arroz, a Emater conta que o plantio está praticamente concluído. “Produtores realizam os tratos culturais necessários, como a irrigação adequada para a manutenção da lâmina de inundação, a aplicação de adubação de cobertura para suprir a demanda nutricional, especialmente em relação ao nitrogênio, e a aplicação de herbicidas seletivos para controle de plantas daninhas, preparando as lavouras para o início do período reprodutivo.”
O Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) projeta em 948.356 hectares a área cultivada com arroz nesta safra.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Bolsa cai mais de 2% e atinge menor nível desde o fim de março
O Ibovespa recuou mais de 2%, atingindo o menor nível desde o fim de março, e o dólar fechou perto da estabilidade.
Continue Reading Bolsa cai mais de 2% e atinge menor nível desde o fim de março
Governo Federal repassou 94% do Auxílio Reconstrução para o RS
O governo quer “identificar onde tão as dificuldades” para concluir os investimentos, sejam elas em níveis federais, como na Caixa, ou nas próprias prefeituras.
Continue Reading Governo Federal repassou 94% do Auxílio Reconstrução para o RS
Área de soja deve crescer na safra 2026/27, mas custos e risco climático limitam avanço
Fertilizantes caros, margens apertadas e possibilidade de El Niño aumentam cautela dos produtores, apesar da demanda firme pela oleaginosa.
Balança comercial tem superávit recorde para meses de abril
O resultado representa alta de 37,5% em relação ao mesmo mês de 2025, quando o superávit ficou em US$ 7,664 bilhões.
Continue Reading Balança comercial tem superávit recorde para meses de abril
Pecuarista pode continuar usando virginiamicina até outubro, esclarece diretor da Phibro
Em entrevista exclusiva ao CompreRural, Cleocy Junior afirma que a Portaria 1.617 do MAPA prevê período de transição até 23 de outubro e nega interrupção imediata do uso da molécula nos confinamentos
Crédito rural com juros a partir de 3% ao ano: entenda como funciona nova linha
Com atuação consolidada no mercado, a empresa já intermediou mais de R$ 700 milhões em crédito rural, reforçando sua credibilidade e a confiança de produtores em todo o país O produtor rural brasileiro enfrenta, mais uma vez, um cenário que parece testar diariamente sua capacidade de resistência. A escalada dos juros encarece o crédito rural,…
Continue Reading Crédito rural com juros a partir de 3% ao ano: entenda como funciona nova linha





