
“A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas”, disse a Emater em nota.
O plantio de soja 2024/25 no Rio Grande do Sul alcançava na semana passada 96% da área de cultivo projetada pela Emater/RS, que é de 6.811.344 hectares. A produtividade média estimada é de 3.179 quilos por hectare. “O término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como milho e tabaco, ou em regiões de integração lavoura-pecuária (ILP), onde a retirada dos bovinos ou a colheita de sementes forrageiras acontecem de forma tardia”, disse a Emater em nota. “A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas.”
Ainda conforme a Emater, a semeadura avançou de forma moderada, atingindo 95% da área projetada para 2024/2025, de 748.511 hectares. A colheita do cereal foi iniciada no noroeste do Estado, chegando a 1%. “A semeadura deverá ser concluída ao longo do mês de janeiro, à medida que as áreas ocupadas por essas culturas sejam liberadas para nova implantação”, explicou.
“Embora as chuvas das últimas semanas não tenham sido uniformes e significativas em todo o Estado, as condições para o enchimento dos grãos estão adequadas, principalmente devido ao predomínio de temperaturas amenas, que favorecem tanto a preservação da umidade no solo quanto a otimização do processo fotossintético das plantas.”
De acordo com a Emater, a produtividade obtida está pouco abaixo da projeção inicial, de 7.116 kg/ha, mas supera à da safra anterior.
Quanto à safra de arroz, a Emater conta que o plantio está praticamente concluído. “Produtores realizam os tratos culturais necessários, como a irrigação adequada para a manutenção da lâmina de inundação, a aplicação de adubação de cobertura para suprir a demanda nutricional, especialmente em relação ao nitrogênio, e a aplicação de herbicidas seletivos para controle de plantas daninhas, preparando as lavouras para o início do período reprodutivo.”
O Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) projeta em 948.356 hectares a área cultivada com arroz nesta safra.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Os ovos de Páscoa lideram as vendas dos pequenos negócios, citado por 74% dos entrevistados. Na sequência estão os chocolates em geral.
Continue Reading Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril
O volume representa aumento de 3% ante a semana anterior e de 7% em relação ao período correspondente do ano passado.
Continue Reading Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 3% na semana encerrada em 5 de abril
CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável
O Conselho Monetário Nacional autorizou uma série de práticas que pretendem atrair novos tipos de investidores em financiamentos de projetos sustentáveis.
Continue Reading CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável
Abril Vermelho: “MST invadiu minha fazenda, o que fazer?”
Produtor deve ficar alerta ao que fazer em caso de invasão de terra pelo MST no chamado abril vermelho; Especialista orienta sobre providências a serem tomadas para proteção da posse nas propriedades rurais
Continue Reading Abril Vermelho: “MST invadiu minha fazenda, o que fazer?”
Você sabia que o amendoim, na verdade, é classificado como um leguminosas?
Apesar de seu sabor e aparência lembrarem nozes e castanhas, o amendoim pertence à família das leguminosas — assim como o feijão, a ervilha e a lentilha
Continue Reading Você sabia que o amendoim, na verdade, é classificado como um leguminosas?
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump acenar com acordo com a China
Donald Trump, acenou com a possibilidade de acordo com a China. O dólar fechou no menor nível em duas semanas.
Continue Reading Dólar cai para R$ 5,80 após Trump acenar com acordo com a China