Mapeamento por satélite identificou que plantio de algodão 1ª safra cresceu 82,2 mil hectares em 2024, segundo a Serasa Experian; Dentro do período analisado, Bahia e Mato Grosso têm a maior representatividade.
Plantio de algodão registrou uma alta de 15,8% na comparação entre as 1ª safras de 22/23 com 23/24, revelaram os dados exclusivos da Serasa Experian, datatech líder de mercado. Ou seja, de um período para o outro, houve aumento de aproximadamente 82,2 mil hectares, indo de 518,3 para 600,5 mil hectares, conforme informações de mapeamentos proprietários desenvolvidos pelos especialistas da Companhia utilizando imagens de satélite.
Para o diretor de novos negócios agro da Serasa Experian, Joel Risso, o mapeamento das culturas brasileiras traz diversos benefícios para toda a cadeia: “os mapeamentos agrícolas, desenvolvidos por meio de um trabalho especializado sobre imagens de satélite, geram insumos muito valiosos para boas tomadas de decisão no agronegócio. Conhecer a dinâmica de expansão das principais culturas permite um melhor posicionamento no mercado pelos clientes, antecipando possíveis oscilações na oferta e demanda e, consequentemente, nos preços das commodities. Além disso, o mapa revela o “endereço” de cada plantio e permite verificar o cumprimento sobre critérios socioambientais, oferecendo o benefício da rastreabilidade da origem, um requisito cada dia mais demandado pelos mercados de nossos clientes locais e globais“.
Outra função importante é destacada pelo executivo: “em determinadas culturas, como é o caso do algodão, esse tipo de monitoramento também apoia o sistema de controle de royalties, para auxiliar a identificação e, sendo assim, a regulamentação necessária“.
Números da 1ª safra mostram Bahia e Mato Grosso no topo do ranking de plantio
Avaliando os dados somente sobre a 1ª safra 23/24 o estado da Bahia ganha destaque com o plantio de algodão em 274,6 mil hectares.
Confira no GIF a seguir:

“Importante ressaltar que, no recorte analisado é natural que a Bahia marque dados expressivos, já que a região tem esse período como foco para plantação em função do clima. Com a junção dos dados da 2ª safra (não apresentados aqui, mas que também tiveram crescimento neste ano) o Mato Grosso se destaca, já que a unidade federativa é consolidada como aquela que, de longe, produz mais algodão no Brasil”.
Apesar disso, se observadas as variações da 1ª safra que comparam os anos de 22/23 com 23/24 é possível identificar um recuo de 4,2 mil hectares em solo baiano, enquanto o cultivo mato-grossense registra expansão de 75,0 mil hectares na mesma relação de análise.
Veja na tabela a seguir os dados completos do plantio de algodão dos cinco principais Estados mapeados:

Metodologia
Os mapeamentos agrícolas produzidos pela Serasa Experian são realizados com técnicas de processamento e tratamento de dados de sensoriamento remoto, seguidas da interpretação visual minuciosa de imagens adquiridas pelos satélites das séries Landsat e Sentinel-2. A operação conjunta desses satélites permite que uma mesma localidade seja revisitada em intervalos de 2 a 5 dias, o que favorece a obtenção de imagens livres de nuvens durante o período favorável de identificação das lavouras.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Crédito de IBS e CBS no agro: por que o menor preço pode sair mais caro em 2027
Nova lógica tributária transforma o crédito de IBS e CBS em fator decisivo para a margem, o caixa e a negociação de insumos com fornecedores; especialista detalha situação inusitada
Continue Reading Crédito de IBS e CBS no agro: por que o menor preço pode sair mais caro em 2027
Conab estima produção de 361,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26
Soja, algodão, sorgo e milho batem recordes de produção e arroz, feijão e trigo recuam em relação ao ciclo anterior.
Continue Reading Conab estima produção de 361,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26
Pesquisas avaliam produção de jumentas e abrem espaço no mercado de alimentos funcionais e cosméticos
Com sua elevada concentração de compostos bioativos e o crescente interesse do mercado internacional, o produto tem alcançado alto valor comercial em vários países
Produção brasileira de carnes deve ultrapassar 34 milhões de toneladas em 2026 e 2027
As projeções para a avicultura de corte, junto com a suinocultura, influenciam positivamente na estimativa de produção das três principais proteínas mais consumidas pelos brasileiros.
Fazenda adapta gado ainda no pasto e reduz confinamento em 30 dias
Estratégia adotada pela Fazenda Cerejo, em Mato Grosso do Sul, antecipa a preparação nutricional dos bovinos antes da entrada nos currais e busca aumentar a eficiência da terminação
Continue Reading Fazenda adapta gado ainda no pasto e reduz confinamento em 30 dias
Produção de grãos na safra 2026/27 pode chegar a 366,6 milhões de toneladas, projeta Conab
Se confirmado, o volume representa um leve aumento de 1,4 sobre o resultado na temporada 2025/26 influenciado, principalmente, pelo aumento na área semeada na 1ª safra de milho.





