Medida busca identificar eventuais ilícitos e acompanhar desdobramentos em região marcada por conflitos socioambientais e elevada tensão social.
A Polícia Federal instaurou procedimento investigativo para apurar fatos relacionados à Operação Pasto Nullus, realizada em 9 de junho de 2026 na região da Estação Ecológica da Terra do Meio, entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu.
A medida foi adotada após a Polícia Federal tomar conhecimento de informações que apontam para um cenário de elevada tensão na região, envolvendo conflitos socioambientais, resistência à atuação de órgãos públicos e significativa mobilização de grupos locais.
A operação foi conduzida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, com foco no combate à pecuária ilegal no interior da unidade de conservação.
Diante do contexto verificado e do potencial risco de agravamento dos conflitos, a Polícia Federal deu início às diligências necessárias para a coleta e análise de informações, com o objetivo de apurar eventuais condutas ilícitas e identificar possíveis responsáveis.
As ações em andamento incluem o monitoramento de informações e outras medidas voltadas ao acompanhamento da situação e à adoção das providências cabíveis no âmbito das atribuições da Polícia Federal.
A complexidade logística da região também é considerada no acompanhamento dos fatos. Embora a maior parte da unidade de conservação esteja localizada no município de Altamira, o acesso operacional mais viável ocorre por São Félix do Xingu, circunstância que impacta diretamente o planejamento de ações de fiscalização e segurança pública.
A Polícia Federal segue acompanhando os desdobramentos do caso e adotando as providências necessárias para a apuração dos fatos e eventual responsabilização dos envolvidos.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Famato defende aprovação final do PL para renegociar dívidas rurais
- Rússia reconhece novo status sanitário do Brasil e amplia caminho para exportações do agro
- Adversário do Brasil na Copa do Mundo compra 1,37 milhão de toneladas de milho de Mato Grosso
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.