Pesquisa indica vacinação contra Diarreia Viral Bovina; estudo ADVANCE¹ conclui que as vacas vacinadas com Bovela produziram mais leite que as não vacinadas
Outubro de 2020 – A Boehringer Ingelheim Saúde Animal anuncia que os resultados do estudo ADVANCE, conduzido pela empresa na Europa e publicado na PLOS One², uma publicação revisada por pares, concluíram que as vacas vacinadas com a Bovela® produzem mais leite do que suas companheiras de rebanho não vacinadas. Além disso, o estudo traz uma nova percepção sobre a BVD na produção de leite. Entre outras descobertas, o estudo apontou que:
- A BVD não só causa baixa fertilidade, mas também uma perda significativa na produção, mesmo em ambientes onde se presume que os animais tenham proteção, devido à exposição anterior à doença;
- Vacas vacinadas com Bovela® produzem mais leite do que vacas não vacinadas, mesmo em rebanhos com BVD endêmica;
- O benefício econômico da vacinação com Bovela® na produção de leite é de até € 63 por vaca por lactação³.
- Para demonstrar os benefícios adicionais da Bovela®, a equipe da Boehringer Ingelheim investigou o efeito da vacinação na produção de leite em rebanhos leiteiros comerciais infectados com o vírus BVD.
“A BVD é uma das doenças mais importantes que afetam o rebanho. Ela tem um profundo impacto negativo na saúde animal e na lucratividade dos pecuaristas. Na Boehringer Ingelheim Saúde Animal, estamos empenhados em continuar a lutar contra a doença. O estudo ADVANCE aumenta a nossa compreensão científica desta enfermidade complexa e tranquiliza nossos veterinários e pecuaristas que, ao escolher a Bovela®, obtêm benefícios adicionais”, comenta o Dr. Gerald Behrens, Head de Marketing Estratégico global de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim.
- Rei do Leite: Conheça o maior produtor do Brasil
- Leite: Quanto produzir para ter retorno financeiro?
- Vaca Girolando quebra recorde mundial de produção de leite
- Quais são as melhores raças para pecuária leiteira?
- A vaca do futuro virá da genética girolando
- As principais raças de gado leiteiro utilizadas no Brasil
Para Nivaldo Grando, diretor da área de Grandes Animais no Brasil, apesar de causar inúmeros prejuízos ao gado de leite, a BVD ainda é tratada com pouca atenção no Brasil: “O pecuarista e os médicos-veterinários sabem que a BVD é uma enfermidade que causa prejuízos à produção de leite, mas ainda há espaço para mais debates e informações sobre o tema. A pesquisa ADVANCE nos traz novas perspectivas para o tratamento da doença”, diz. “O investimento em prevenção normalmente é muito inferior ao prejuízo causado por uma doença no rebanho. É o caso da Bovela®, que comprovadamente evita a disseminação da BVD entre os animais, aumentando a produtividade e gerando lucro”, finaliza.
- Gafanhotos que assustam o mundo estão perto do Brasil
- Conheça a maior fazenda do Brasil, a Fazenda Roncador!
- Rei da soja: Conheça o maior produtor de soja do Brasil
- Eduardo Costa abre vendas de seu cavalo milionário
- Vídeo: Javali gigante em fazenda é de assustar!
- Vídeo mostra o Rei do Gado, o maior rebanho do Brasil!
Sobre a pesquisa ADVANCE
O estudo foi realizado em propriedades rurais da França, Itália e Reino Unido e é o maior ensaio de pecuária revisado por pares na Europa. Para a realização, foram coletados dados de 1.197 animais (representando 1.559 lactações).
Além disso, as conclusões do ADVANCE podem ser avaliadas adicionalmente para análises de custo-benefício em programas de controle de BVD, uma vez que as perdas na produção de leite são um componente importante das perdas econômicas ocultas devido à doença.
Referências
¹ ADVANCE é um nome abreviado para o estudo intitulado: : Comparison of milk production of dairy cows vaccinated with a live double deleted BVDV vaccine and non-vaccinated dairy cows cohabitating in commercial herds endemically infected with BVD virus. Link para acesso à publicação, link.
² https://journals.plos.org/plosone/
³ Regulamento (UE) n.º 2017/1185 Artigo 12 (a) – Anexo II.4 (a) (preços do leite cru com teor real de gordura e proteína pagos ao leiteprodutores ) Dados completos até abril de 2020: link