Fique atento as enrascadas que pode se meter! Pensem em pelo menos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.
A assistência técnica a pequenos produtores leiteiros expande-se a uma gama muito grande de serviços. Dentre eles, um em especial requer, além de conhecimento, uma dose alta de responsabilidade e comprometimento na relação produtor-técnico. Refiro-me à comercialização de animais.
Um produtor o qual atendendo me pediu ajuda para escolher alguns animais, uma vez que a ele se concedeu uma linha de crédito, justamente para este investimento. Seu plano era comprar cinco vacas leiteiras, todas em produção.
Aí vem a responsabilidade do técnico para com seu produtor. Todos os dias recebemos ofertas de animais a venda, nas mais variadas condições. Gente que tem muitos animais na propriedade, pessoas que estão precisando de dinheiro, vacas de descarte, dentre diversas outras.
Diante deste quadro e de acordo com minha linha de pensamento e características do produtor comprador, normalmente levo-o a dois ou no máximo três vendedores. Estes já pré-instruídos a oferecer somente o que se está buscando.
Enfatizo que neste momento a responsabilidade do profissional está a prova. Dentre todas as ofertas que tenho, opto por aquelas que conscientemente creio que sejam as melhores para a pessoa que está solicitando meu serviço.
Superando a fase de escolha das opções, encontro-me diante do produtor comprador e observo em seus olhos um mix de alegria e entusiasmo, geralmente acompanhado de uma pitada de desconfiança e receio de fazer a escolha errada.
Digo a todos que estão aqui comigo compartilhando de minhas palavras, que também demonstro cautela e apreensão quando algum produtor me consulta sobre este tema. Normalmente as pessoas deixam a emoção falar mais alto neste tipo de comercialização, e acabam, em alguns casos, tendo como sentimento final o arrependimento.
Acredito fielmente que meu papel como profissional é tentar de forma consciente buscar as melhores opções para o comprador, busco sempre manter-me neutro nas decisões, uma vez já tomadas.
Em meus textos tento fazer com que cada pessoa reflita um pouco sobre os assuntos levantados, apenas mostro o caminho, mas o trajeto cada um tem que fazer o seu. E isto se aplica neste caso: apenas levo as opções, a compra é uma decisão de cada um.
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
Para finalizar, gostaria de dirigir-me aos produtores leitores desta coluna. Pensem em pelo menos três vezes antes de comprar animais de outras propriedades.
- Busquem propriedades que comprovem a sanidade dos animais;
- Busquem assessoria de pessoas íntegras para fazer estas transações;
- Lembrem-se, vocês estão comprando seres vivos, aclimatados a um ambiente e a um sistema de manejo. Mudanças bruscas podem levar os animais a óbito, não existe dor maior que pagar por algo que se perdeu.
Fonte: MilkPoint