
Programa de melhoramento genético de gado de corte da Embrapa, GP Bife, tem objetivo de melhorar os rebanhos comerciais brasileiros que fazem cria, recria e engorda.
O Geneplus da Embrapa é um dos grandes programas de melhoramento genético brasileiro, consolidado no país, o programa mira atingir também o pecuarista produtor de carne. Pensando nisso criaram o GP Bife, focado em rebanhos comerciais que na maioria das vezes não comercializa genética e tem em seu sistema de produção as fases de cria, recria e engorda. Em suma, o programa irá acompanhar o planejamento de estação de monta da fazenda, indicando a genética ideal para o rebanho, seja ela em monta natural ou IATF. Depois disso faz o diagnóstico dos bezerros nascidos e para finalizar a desmama, onde será colhido dados zootécnicos para avaliar os índices obtidos.
Nós conversamos com o Maury Dorta do Geneplus, ele é coordenador de raças taurinas e compostas do programa. Durante a entrevista nós falamos sobre todos os pontos do GP Bife, inclusive de como você pode melhorar o seu gado, mesmo não sendo vendedor de touros. O custo para entrar no programa GP Bife é R$ 6 /vaca/ano. Maury destaca que a Embrapa está de portas abertas para os produtores, e para facilitar é só entrar em contato via ligação/whatsapp pelos telefones (67) 98121-9033 / 99997-0809.
Vou usar as palavras do Maury Dorta: “Abra as porteiras da sua fazenda para as tecnologias da Embrapa“. Confira a entrevista.