Apaixonado pelo Zebu, Dr. Arthur Souto Filizzola foi responsável pelo desenvolvimento das raças com dedicação impecável como excelente criador
A Pecuária nacional está de luto – Faleceu no dia 26 de julho de 2020, Dr. Arthur Souto Maior Filizzola, titular da Fazenda dos Poções, Gir dos Poções em Jequitibá (MG), após batalha contra enfermidade. Um grande apaixonado pelo Zebu, foi responsável pelo desenvolvimento das raças com dedicação impecável como excelente criador e membro da ABCZ por vários anos.
Arthur recebeu Mérito ABCZ 2017, foi um grande criador das raças Gir e Nelore, importador de material genético da Índia, trouxe grande contribuição principalmente para a raça Gir. O pecuarista também foi responsável por produzir um dos patriarcas da raça Gir no Brasil, Radar dos Poções, touro tem milhares de filhas e filhos, além de ser o pai do touro mais valorizado da história do Gir Leiteiro, o Fardo FIV F Mutum.
“Dr. Souto nos prestou como Girista a formação de animais que estarão para sempre na base de plantéis. Também na Fazenda dos Poções produziu por algum tempo uma cachaça de ótima qualidade que tinha o nome de Isaura. Grande Arthur Souto Maior Filizolla, descanse e paz.” – Álvaro Zica.
A sábia observação de que o Gir Leiteiro deveria passar por um refrescamento de sangue fez com que, entre outros destaques, Dr. Arthur Souto Filizzola se tornasse o criador de um dos touros mais famosos da raça, o Radar dos Poções. De acordo com seu filho Felipe Filizzola, que é sócio-diretor da Agropastoril dos Poções, até a década de 1980, eram observados no Gir Leiteiro problemas de consanguinidade como lábio leporino, além de apresentarem frame muito baixo. “O trabalho do ‘Dr. Souto’ foi primordial na confrontação desses entraves raciais, alcançando o Puro Sangue de Origem Indiana”.
Sobre a Fazenda dos Poções
Quem compra produtos da Fazenda dos Poções são fortes competidores de pistas. “O gado dos poções têm sangue refrescado. Os animais apresentam rusticidade e produtividade leiteira, resultado do trabalho massivo sobre o Gir Leiteiro que é reconhecido nas exposições”, relata Felipe. Um exemplo é a Garbha dos Poções, vaca múltiplas vezes premiada. Ele acrescenta: “É a raiz, o cerne desses animais que serão vendidos no leilão de sábado”.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Homem educado, atencioso, com grande conhecimento e amor pelo Zebu. Que Deus conforte sua família e amigos.