Paraguai proíbe carne cultivada em laboratório

Deputados sancionam lei que proíbe carne cultivada em laboratório para consumo humano e em toda a cadeia alimentar

Com o apoio da cadeia produtiva da carne no paraguai, os deputados sancionaram nesta quarta-feira o projeto de lei “que proíbe a produção, importação e comercialização de carne cultivada em laboratório para consumo humano em todos os tipos de carne de origem animal”.

Esse tipo de carne, também chamada de sintética, cultivada, carne de laboratório ou carne de cultura, é produzida pela reprodução in vitro de células de animais — o produto final, portanto, não requer criação e abate de gado.

O objetivo desta regulamentação é proteger a alimentação das pessoas, considerando que a criação artificial de carne em laboratório, a partir de células-tronco extraídas de músculos de animais (vaca, frango, porco), juntamente com outros elementos (soro fetal bovino, mioglobina, vitaminas , aminoácidos, gordura e tecido conjuntivo), com alto teor de componentes químicos, traz consigo problemas de saúde.

O projeto foi promovido pelo deputado Federico Franco e contou com o apoio da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Produção, chefiada pelo deputado Eulalio Gomes e reuniu em audiência pública representantes do setor de carnes que se manifestaram a favor do projeto.

Itália dá passos largos para proibir carne cultivada em laboratório

O governo da Itália propôs projeto de lei que proíbe a produção e venda de alimentos feitos em laboratório, especialmente a carne artificial. A proposta precisa passar pelo Parlamento, mas conta com o apoio do ministro da Saúde, Orazio Schillaci. O ministro declarou que a lei tem caráter preventivo, argumentando faltarem provas científicas conclusivas de que não haja efeitos nocivos relacionados ao consumo de alimentos sintéticos.

O governo da Itália, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, do partido populista de direita Irmãos da Itália (FdI), declarou guerra aos alimentos sintéticos, que seriam uma “ameaça à tradição agrícola italiana”.

O governo afirma ser necessário proteger a comida italiana de inovações tecnológicas supostamente nocivas, e renomeou a pasta do setor Ministério da Agricultura e Soberania Alimentar.

Depois da aprovação pelo governo do projeto de lei, que ainda precisa passar pelo Parlamento, Meloni participou de um ato da organização Coldiretti diante da sede do governo, em Roma.

A organização agrícola comunicou ter realizado o ato para dizer “não a todos os alimentos sintéticos”, e saudou a iniciativa do governo, que protegeria a produção doméstica de “ataques das empresas multinacionais”.

Com informações do portal de notícias Valor Agro do Paraguai

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

El Niño é confirmado oficialmente e ameaça safra brasileira; fenômeno pode ser um dos mais fortes da história

NOAA e INMET confirmam retorno do fenômeno climático El Niño com chance real de intensidade extrema; especialistas alertam para seca, calor intenso, chuvas irregulares e impactos diretos sobre a safra 2026/27 no Brasil

Continue Reading El Niño é confirmado oficialmente e ameaça safra brasileira; fenômeno pode ser um dos mais fortes da história

O risco que ninguém resolveu pode fechar as portas da Europa para a carne brasileira

Debate sobre a proibição de antimicrobianos revela falhas estruturais na cadeia pecuária e levanta questionamentos sobre a competitividade do Brasil no mercado internacional. Por Luciano Vacari* – O debate sobre a proibição de antimicrobianos na produção agropecuária brasileira alcançou um ponto crítico com a recente movimentação da indústria de processamento junto ao Ministério da Agricultura,…

Continue Reading O risco que ninguém resolveu pode fechar as portas da Europa para a carne brasileira

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM