Responsável por uma das carnes mais nobres e suculentas, a raça Angus também possui o segundo maior rebanho do país, ficando atrás do Nelore!
O Brasil é um grande mercado consumidor de carne vermelha, e nem é preciso dizer o quanto o brasileiro é apaixonado por churrasco. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo, atualmente, é de 26,4kg de carne ao ano. E a grande responsável pelo o que ingerimos diariamente é a raça Nelore, seguida da europeia Angus que hoje representa o segundo maior rebanho de corte com 2,5 a 3 milhões de cabeças.
Angus em suas variações Aberdeen e Red, originária da Grã-Bretanha, já representam o segundo maior rebanho de corte brasileiro. Na aparência, é um boi mais roliço, com maior capacidade de acumular gordura intramuscular, aquela que resulta em marmoreio.
A grande diferença entre essas raças é o grau de marmoreio da carne, que é como se chama a quantidade de gordura entremeada. Além da maior suculência, o grau de marmoreio proporciona uma diferença no sabor. Quanto mais gordura, mais ‘amanteigado’ é o sabor da carne.
Sua adaptação ao clima e pasto nacionais é relativa e aumenta à medida que são cruzados com Nelore, diferença que também salta aos olhos: um boi meio-sangue Nelore-Angus apresenta um pequeno cupim; já outro que é 3/4 Angus não tem cupim nenhum.
Qual a diferença da Angus?
A grande diferença entre as raças é o chamado “grau de marmoreio”, ou seja, a quantidade de gordura entremeada, é ela que dá maior suculência e grande diferença de sabor. O boi Angus é mais roliço e possui mais capacidade de acumular este tipo de gordura, que resulta em uma carne com um alto nível de marmoreio.
O Programa Carne Angus Certificada é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e a indústria frigorífica, para produção de carne de alta qualidade, buscando atender aos mais exigentes consumidores.
Conheça três motivos que fazem dessa carne sucesso entre os amantes de um bom churrasco.
Gordura
A carne Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura, espessura considerada por muitos especialistas como perfeita, por não ser nem muito fina, nem muito grossa. Esse equilíbrio garante suculência, maciez e sabor.
Marmoreio
Por ser rica em gordura entremeada, dizemos que a carne Angus possui alto nível de marmoreio. Essa é uma característica genética dos animais dessa raça e o que determina a nobreza de seus cortes. Quanto mais rica em marmoreio, mais suculenta, macia e saborosa é a peça.
Preparação
Na preparação da carne Angus, a gordura entremeada começa a derreter pela ação do calor e se espalha por todas as partes do corte, aumentando consideravelmente seu sabor e tornando-a mais macio. Isso significa que, se for preparada da forma correta, os cortes de Angus ganham ainda mais sabor e tornam seu churrasco um sucesso.
Programa Carne Angus
O Programa Carne Angus Certificada confere bonificações de 10% até 12 % a criadores que entregar ao frigorífico carcaças de alto desempenho dentro dos parâmetros definidos pela Associação Brasileira de Angus.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Os animais são certificadas pelos técnicos da Angus e as carcaças recebem o selo carne Angus certificada confirmando que o corte ali embalado é realmente Angus. Anualmente, o Carne Angus abate aproximadamente 500 mil cabeças e certifica mais de 270 mil toneladas de carne. A produção é comercializada no mercado interno e para 15 países.
O avanço e a evolução da tecnologia facilitaram a produção da raça Angus em nosso país, pois como falado acima, essa raça veio da Europa, e tinha seu biotipo adequado as condições daquela região, o que causou o desafio para que a raça se adaptasse ao nosso ambiente tropical.