Absurdo? Novos regulamentos básicos para a gestão das fazendas de criação de bovinos tem como uma das principais inovações introduzidas, a proibição de fazendas com mais de 725 vacas leiteiras.
O Conselho de Ministros da Espanha aprovou em sua última reunião do ano os regulamentos básicos para a gestão das fazendas de criação de bovinos, que até agora não dispunham de um regulamento nacional que regulasse a sua gestão setorial, como é o caso de outros segmentos da pecuária, como suínos ou aves.
Uma das principais inovações introduzidas é a proibição de fazendas recém-criadas com mais de 850 UGM (Unidades de Ganado Mayor). A UGM é uma unidade de referência que equivale a um bovino adulto. Os demais animais são comparados com estes por meio de um coeficiente. Dessa forma, o limite imposto equivale a cerca de 725 vacas leiteiras.
Segundo o Ministério da Agricultura da Espanha, o objetivo dessa limitação é que a maioria dos produtores familiares não tenha sua competitividade comprometida em termos de custos adicionais.
O setor bovino ocupa a segunda posição no país, atrás do setor suíno em termos de importância econômica da produção pecuária. A produção de leite e carne bovina representa mais de 30% da produção pecuária final na Espanha.
A evolução do setor nos últimos anos, seu importante componente social e sua elevada profissionalização e internacionalização, juntamente com os novos desafios em matéria de ambiente, biossegurança e bem-estar animal, tornaram necessário o desenvolvimento de normas estatais básicas que reúnam todos estes aspetos.
Além disso, os desafios colocados no quadro da nova Política Agrícola Comum 2023-2027, bem como os do Pacto Verde, somados às estratégias do campo à mesa e da biodiversidade da União Europeia, colaboram a necessidade deste regulamento.
O desenvolvimento deste arranjo tem sido abordado em estreita colaboração com o setor, as comunidades autônomas e a sociedade civil como um todo. Seu objetivo é a adaptação do setor aos novos desafios sociais, econômicos, produtivos e ambientais da produção bovina.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Para tal, e tendo em conta o princípio da proporcionalidade de todos os regulamentos, estabelece-se uma diferenciação entre os requisitos das explorações recém-instaladas e as já existentes. Estes últimos terão um período transitório para cumprir certos requisitos quando necessário, bem como diferenças derivadas de sua aptidão produtiva.
Fonte: Observatorio de la Cadena Láctea Argentina
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.