
O nome é uma homenagem a uma picape compacta da Toyota, menor que a Hilux e que ficou no mercado até 2000; Compacta e com super motor deve desbancar as outras picapes médias!
A Toyota é mais uma fabricante disposta a entrar no mercado de picapes compactas-médias e bater de frente com a Fiat Toro, Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. A marca japonesa não estará sozinha entre os lançamentos. Além das rivais já citadas, a nova Chevrolet Montana também ocupará esse segmento.
Especulada desde o início do ano, a inédita picape intermediária que a Toyota desenvolve para brigar com Ford Maverick, Fiat Toro e companhia parece que chegará ao mercado bem antes do previsto. Segundo fontes ligadas à marca, a caminhonete está com desenvolvimento bastante adiantando (apesar de todo o mistério em torno do projeto) e deverá ocupar lugar de destaque no calendário de lançamentos da empresa já em 2023.
Ainda não há informações oficiais, mas olhando para o mercado e as opções da Toyota, a Stout será monobloco e utilizará a plataforma TNGA, a mesma do Corolla. O nome é uma homenagem a uma picape compacta da Toyota, menor que a Hilux, que ficou no mercado de 1954 até 2000, principalmente na região Asiática.
Ao que tudo indica, a Toyota divulgará informações sobre o modelo no início do ano que vem, em tradicional conferência, e antecipará detalhes sobre porte, posicionamento e mecânica. A estreia deverá acontecer na sequência e, segundo rumores, a chegada ao mercado começará pelos Estados Unidos no final do ano, já como linha 2024.
Em junho de 2022, alguns representantes da Toyota confirmaram que a fabricante estaria de olho nessa fatia do mercado, especialmente por causa das concorrentes presentes nos Estados Unidos.
A picape desempenhará importante papel estratégico dentro da empresa e marcará presença em um dos segmentos mais crescentes da atualidade. A Ford, por exemplo, não tem dado conta de atender aos pedidos pela Maverick diante da alta procura e já foi obrigada até mesmo a suspender reservas no mercado norte-americano. Situação semelhante vive a Hyundai, que não tem do que reclamar sobre as vendas da Santa Cruz.




- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
- Conheça o melhor touro Nelore da história
- Filmes e séries imperdíveis para apaixonados por cavalos
- Com cerca de 105.000 cabeças de gado, fazenda brasileira é maior que várias nações
Apesar de envolto em segredos, já é praticamente certo que o projeto tomará como base a arquitetura do RAV4, no mesmo esquema adotado pela concorrência. No caso da Ford, por exemplo, a Maverick deriva da plataforma do Bronco Sport e do Escape, enquanto na Hyundai a Santa Cruz foi desenvolvida a partir da mecânica do Tucson. Ou seja, será como as rivais uma picape monobloco com apelo lifestyle e pegada voltada ao lazer.
Tanto é que na gama Toyota ficará posicionada abaixa das médias tradicionais Tacoma e Hilux. Detalhes sobre design ainda são desconhecidos, mas certamente haverá inspiração na nova geração da Tundra (rival de Chevrolet Silverado e Ford F-150 nos EUA). Sobre o nome, especulações indicam que a marca poderá reviver o batismo Stout, usado até os anos 1980 em antiga picape da empresa.
