Geller já foi ministro da pasta, deputado federal e já ocupou a mesma secretaria que assume hoje. Ele vinha atuando como secretário de Política Agrícola informalmente nesta gestão, mas aguardava uma decisão da Justiça
O governo federal nomeou Neri Geller para exercer o cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária. Anunciado para o cargo desde o início do governo, a efetivação de Neri Geller na secretária só ocorreu nesta sexta-feira, 22, com a publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União (DOU).
Geller já foi ministro da pasta, deputado federal e já ocupou a mesma secretaria que assume hoje. Ele vinha atuando como secretário de Política Agrícola informalmente nesta gestão, mas aguardava uma decisão da Justiça – o que ocorreu na semana passada – para poder ter sua nomeação confirmada.
Conforme a Coluna do Estadão noticiou, o caminho foi aberto após ele conquistar na noite da quinta-feira a maioria dos votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco de sete, para reverter a cassação de seu mandato – e retomar os direitos políticos – fato que o impedia de integrar formalmente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em agosto do ano passado, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Neri Geller na Câmara dos Deputados por suposto abuso de poder econômico, o que barrou sua candidatura ao Senado e o impediu de assumir a Secretaria de Política Agrícola, que estava sem um titular desde o início do governo, à espera do julgamento dos recursos de Geller.
O ex-parlamentar foi uma das pontes de Lula com o agronegócio durante a campanha eleitoral, com Carlos Fávaro, seu aliado que se tornou ministro da Agricultura.
A Secretária de Política Agrícola do Ministério da Agricultura é uma das áreas mais estratégicas da pasta. Dentre outras atribuições, a secretaria é responsável pela gestão do Plano Safra e do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).
Por Agência Estado
Sem crise no agro: Apenas 7,4% da população rural está inadimplente
Com essa análise detalhada e dados robustos, onde apenas 7,4% da população rural está inadimplente, o agronegócio brasileiro prova, mais uma vez, que é sinônimo de resiliência, inovação e comprometimento.
Continue Reading Sem crise no agro: Apenas 7,4% da população rural está inadimplente
Escolha correta do herbicida é decisiva para recuperação da cana-de-açúcar
Escolha correta do herbicida é decisiva para manejo de plantas daninhas e recuperação do ritmo de crescimento da cana-de-açúcar; Seca e queimadas devem impactar de forma significativa a produtividade da cultura para as próximas duas safras.
Continue Reading Escolha correta do herbicida é decisiva para recuperação da cana-de-açúcar
Boi gordo disparando em Goiás e exportações recordes; veja análise da semana
Região Norte, porém, tem situação inversa, com preços estáveis e até mesmo com negócios abaixo da referência média.
Continue Reading Boi gordo disparando em Goiás e exportações recordes; veja análise da semana
Rara decisão: tribunal suspende leilão de imóvel rural em Goiás
Tribunal de Justiça suspende leilão de imóvel rural após decisão de retratação; retratação judicial encerra disputa acirrada e protege patrimônio rural
Continue Reading Rara decisão: tribunal suspende leilão de imóvel rural em Goiás
Aprovada a proibição de desapropriação de propriedade produtiva via reforma agrária
Proposta de busca proteger propriedades produtivas e flexibilizar critérios de produtividade no campo; Com isso, o projeto pretende tornar a desapropriação de propriedades produtivas absolutamente proibida para fins de reforma agrária.
Continue Reading Aprovada a proibição de desapropriação de propriedade produtiva via reforma agrária
Clima favorece a colheita de feijão
Levantamento do Cepea mostra que a oferta de feijão de melhor qualidade cresceu frente ao registrado na semana anterior.