Nova projeção do Conselho Internacional de Grãos aponta produção mundial menor que o recorde do ciclo anterior, enquanto Brasil caminha para colher 367,1 milhões de toneladas e amplia seu peso na oferta internacional de soja e milho.
A agricultura mundial caminha para mais uma safra gigantesca, mas os números escondem um detalhe importante para quem acompanha preços, exportações e margens no campo. O Conselho Internacional de Grãos (IGC) elevou para 2,427 bilhões de toneladas sua estimativa para a produção mundial de grãos em 2026/27. Apesar do avanço sobre a projeção anterior, o volume permanece abaixo das 2,495 bilhões de toneladas registradas no ciclo passado.
Isso significa que o mercado internacional continuará amplamente abastecido, mas sem repetir a disponibilidade excepcional da temporada anterior. E é justamente nesse ambiente que o Brasil inicia uma nova safra com perspectiva de recordes em culturas estratégicas, crescimento da demanda doméstica e oportunidade de ampliar sua participação no comércio mundial.
Segundo o primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para 2026/27, divulgado nesta quinta-feira, 15 de outubro, o país poderá produzir 367,1 milhões de toneladas de grãos, alta de 1,4% na comparação com a temporada anterior. A área cultivada deve atingir 85,4 milhões de hectares, expansão de 2,3%.
Mais do que uma disputa pelo maior número de toneladas, o novo ciclo deverá colocar à prova a capacidade brasileira de transformar produção em margem para o produtor.
O mundo produzirá menos que no último ciclo
A projeção do IGC considera principalmente trigo e cereais secundários, como milho, cevada e sorgo. Portanto, o número global de 2,427 bilhões de toneladas não deve ser comparado diretamente com a estimativa da Conab para a safra brasileira, cuja metodologia e conjunto de culturas são diferentes.
Ainda assim, o indicador ajuda a medir a temperatura do mercado internacional.
A produção mundial de grãos estimada pelo IGC representa uma redução próxima de 68 milhões de toneladas sobre as 2,495 bilhões de toneladas do ciclo 2025/26.
O milho responde por parcela decisiva dessa mudança.
A nova estimativa aponta para 1,307 bilhão de toneladas de milho em 2026/27. O número melhorou em relação às 1,301 bilhão de toneladas previstas anteriormente, porém continua aproximadamente 3% abaixo das 1,347 bilhão de toneladas produzidas no ciclo passado.
Para o trigo, a projeção permanece em 820 milhões de toneladas, também aproximadamente 3% abaixo do ano anterior.
Há, portanto, uma diferença importante entre dizer que haverá uma grande safra mundial e afirmar que haverá excesso de oferta.
A produção continua enorme, mas o colchão de segurança tende a diminuir.
Estoques menores podem ser mais importantes que a própria safra
Um dos números que merece maior atenção está fora das lavouras.
O IGC projeta que os estoques finais mundiais de grãos caiam cerca de 3%, chegando a aproximadamente 619 milhões de toneladas em 2026/27.
Esse movimento ajuda a explicar por que uma colheita superior a 2,4 bilhões de toneladas não necessariamente significa preços estruturalmente deprimidos.
Quando a produção perde força enquanto o consumo permanece elevado, qualquer problema adicional — seca, excesso de chuva, guerra, restrições comerciais ou quebra de safra em grandes exportadores — passa a ter potencial maior de movimentar as cotações.
Para o produtor brasileiro, esse é um dos principais pontos do relatório.
O mercado pode conviver simultaneamente com uma safra mundial muito grande e estoques relativamente mais apertados.
Isso tende a aumentar a importância do clima e do ritmo das exportações ao longo de 2027.
Brasil caminha para outra safra recorde
Enquanto a produção mundial perde parte do volume registrado no último ciclo, o Brasil deverá avançar novamente.
A Conab projeta 367,1 milhões de toneladas de grãos em 2026/27, novo recorde caso o potencial seja confirmado.
O crescimento, porém, deverá ocorrer mais pela ampliação de área do que por um salto de produtividade.
Esse detalhe importa.
Depois de sucessivos aumentos de custos de produção e margens mais apertadas em diferentes culturas, o produtor brasileiro entra no ciclo tendo que equilibrar expansão, tecnologia e controle financeiro.
A soja ilustra bem esse cenário.
Soja passa de 181 milhões de toneladas
A Conab estima que o Brasil colherá 181,6 milhões de toneladas de soja, aumento de 0,7% sobre a temporada anterior.
A área deverá crescer 1,4%, para 49,3 milhões de hectares.
É uma expansão relativamente pequena para os padrões recentes da oleaginosa. A própria Conab aponta que esse deverá ser o menor crescimento percentual da área de soja dos últimos 20 anos.
O número sinaliza mudança de comportamento.
Durante vários ciclos, a soja avançou rapidamente sobre novas áreas graças à combinação entre demanda internacional, liquidez e elevada capacidade de comercialização.
Agora, margens menores tornam a decisão mais criteriosa.
Mesmo assim, o país continua caminhando para uma produção histórica.
O USDA trabalha com uma projeção ainda maior: 186 milhões de toneladas de soja brasileira em 2026/27.
A diferença de aproximadamente 4,4 milhões de toneladas entre os dois órgãos mostra que ainda existe bastante espaço para revisões conforme o clima avance sobre a temporada.
Brasil deverá exportar quase 118 milhões de toneladas de soja
A grande safra vem acompanhada de uma demanda externa igualmente relevante.
A Conab estima as exportações brasileiras de soja em grão em 117,97 milhões de toneladas, crescimento aproximado de 1,5% sobre o ciclo anterior.
Para o farelo, os embarques poderão atingir 27,1 milhões de toneladas, avanço superior a 3%.
Isso reforça uma característica cada vez mais importante do mercado brasileiro: produzir mais não necessariamente significa acumular estoques na mesma proporção.
Grande parte da oferta adicional deverá encontrar destino no mercado internacional ou no processamento interno.
Além das exportações, a produção de biodiesel mantém elevada a demanda doméstica pela oleaginosa.
Para o produtor, portanto, o comportamento das compras chinesas, do dólar e dos prêmios nos portos continuará sendo decisivo para a formação dos preços internos.
Milho ganha espaço dentro do Brasil
Se a soja continuará liderando a agricultura brasileira em volume e exportação, é o milho que apresenta algumas das mudanças mais interessantes desta temporada.
A Conab projeta 148 milhões de toneladas de milho em 2026/27, crescimento de 2,4%.
A área total das três safras deverá alcançar 23,7 milhões de hectares, alta de 4,9%.
Somente a primeira safra pode ocupar 4,54 milhões de hectares, avanço expressivo de 10,7%.
Parte dessa reação está relacionada aos preços, mas existe outro fator mudando estruturalmente o mercado brasileiro: o avanço do consumo doméstico de milho.
Etanol muda a conta do milho
Durante muitos anos, boa parte da análise do milho brasileiro estava concentrada em três variáveis: safra, exportações e demanda de ração.
A expansão do etanol de milho adicionou um novo componente a essa equação.
Para 2026/27, a Conab estima que o consumo interno do cereal aumente 6,6%, impulsionado principalmente pelo processamento industrial.
Ao mesmo tempo, as exportações continuam em patamares elevados.
Isso cria uma disputa crescente pelo milho produzido dentro do país.
De um lado estão as tradings e o mercado internacional. De outro, frigoríficos, fábricas de ração, avicultura, suinocultura e plantas de etanol.
Para regiões próximas às novas unidades industriais, especialmente no Centro-Oeste, essa transformação pode alterar inclusive a dinâmica regional de preços e fretes.
A safra brasileira pode crescer, portanto, sem necessariamente produzir a mesma pressão baixista que seria observada alguns anos atrás.
Oferta mundial grande continua limitando altas
Isso não significa que o ambiente esteja livre de pressão sobre as cotações.
Uma produção global de 2,427 bilhões de toneladas continua representando oferta muito elevada.
A própria FAO trabalha com números ainda maiores porque utiliza uma metodologia mais abrangente para cereais. Em sua atualização de outubro, a entidade estimou a produção mundial em aproximadamente 2,979 bilhões de toneladas, considerada a segunda maior da série histórica, apesar de ficar 2,1% abaixo do recorde anterior.
Para o produtor brasileiro, isso significa que dificilmente o mercado internacional dependerá exclusivamente da oferta do Brasil.
Estados Unidos, Argentina, região do Mar Negro, União Europeia e outros grandes produtores continuarão disputando compradores.
Por isso, produtividade e custo por tonelada ganham ainda mais importância.
Trigo brasileiro segue sendo um ponto de atenção
Nem todas as culturas brasileiras acompanham o cenário positivo da soja e do milho.
A produção nacional de trigo em 2026 é estimada pela Conab em apenas 5,7 milhões de toneladas, queda de aproximadamente 27,2% sobre a temporada anterior.
O recuo está associado tanto à menor área cultivada quanto à redução de produtividade.
Nesse caso, a situação internacional ganha peso adicional.
O Brasil historicamente depende de importações para complementar seu abastecimento de trigo, principalmente provenientes da Argentina.
Uma oferta global mais ajustada ou problemas climáticos nos fornecedores do Mercosul podem ter reflexos mais rápidos sobre a indústria brasileira e, posteriormente, sobre preços de derivados.
Arroz também terá oferta menor
A Conab estima a produção brasileira de arroz em 10,8 milhões de toneladas, redução de 2,9%.
A expectativa de menor disponibilidade já aparece no balanço comercial.
As exportações brasileiras do cereal poderão cair 17,4%, para aproximadamente 1,66 milhão de toneladas.
Os estoques de passagem também devem diminuir.
O cenário mostra como uma leitura baseada apenas no recorde da safra total brasileira pode esconder situações bastante distintas entre as culturas.
Soja e milho crescem, enquanto arroz e trigo apresentam disponibilidade mais apertada.
O que realmente muda para o produtor brasileiro
Os números internacionais apontam para um mercado menos confortável do que a expressão “safra mundial de 2,427 bilhões de toneladas” poderia sugerir inicialmente.
O mundo continuará produzindo muito.
Mas produzirá menos grãos que no ciclo anterior, enquanto os estoques de trigo e cereais secundários tendem a recuar.
Ao mesmo tempo, o Brasil se prepara para colher novamente um volume recorde.
Essa combinação coloca o país em uma posição competitiva particularmente importante.
Se o clima permitir que o potencial de 367,1 milhões de toneladas seja confirmado, o Brasil terá mais produto justamente em uma temporada na qual parte da oferta internacional estará menor.
Isso não garante preços altos.
Estados Unidos continuam com grande produção, a América do Sul deverá colocar volumes expressivos no mercado e compradores internacionais permanecem sensíveis aos preços.
Mas amplia a relevância brasileira na formação dos fluxos internacionais de soja e milho.
O desafio deixa de ser apenas produzir
O produtor brasileiro chega à safra 2026/27 diante de um paradoxo.
O país pode colher a maior quantidade de grãos de sua história, enquanto as margens continuam exigindo cautela.
Na soja, a expansão de área desacelera. No milho, cresce a concorrência entre exportação, produção animal e etanol. No trigo e no arroz, a disponibilidade doméstica merece atenção.
Nesse ambiente, o resultado financeiro dependerá menos de simplesmente colher mais e cada vez mais de produzir com eficiência, proteger margens e escolher o momento de comercialização.
A projeção mundial de 2,427 bilhões de toneladas é, portanto, apenas o primeiro número de uma equação muito maior.
Para o Brasil, o que poderá definir 2027 será a combinação entre clima, produtividade, câmbio, demanda chinesa, consumo doméstico de milho e capacidade do país de transformar sua nova safra recorde em competitividade no mercado internacional.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.