
Para a confecção do queijo foram processados 18 mil litros de leite e 80 voluntários trabalharam na produção; o queijo pesou exatos 2.182 kgs
Em festa popular para celebrar a produção de leite em Curvelândia, a 311 km de Cuiabá, foi produzido um queijo de duas toneladas. Essa é a décima segunda edição do evento e os moradores do município se mobilizaram para produzir o queijo. A atividade de produção de leite em Curvelândia envolve aproximadamente 600 propriedades.
Para a confecção do queijo foram processados 18 mil litros de leite e 80 voluntários trabalharam na produção. Três caminhões foram usados no transporte até a praça pública, onde o queijo foi fatiado e distribuído para a população. O queijo pesou exatos 2.182 kgs.
- Vaca é a grande campeã da raça Holandesa após impressionar jurados
- Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
Além de queijo, no município, a pecuarista Aparecida Alencar de Souza produz requeijão frito na manteiga. Ela contou sobre o processo diário para a produção do requijão. “Eu acordo 4h30 e faço café. Venho para o curral, tiro o leite, volto para a cozinha e começo o preparo do requeijão, disse.
A pecuarista explica que o leite é colocado em uma vasilha e é deixado para o outro dia. Após o descanso, a coalhada é colocada em um saco e descansa por mais um dia. Por fim, Aparecida tira a coalhada do saco, coloco o leite para aquecer. “Coloco aquela massa e vou mexendo. Depois acrescento a manteiga na panela e frito ele até virar o requeijão”, disse.
Fonte: MilkPoint