Osório teve passagens pela Sadia em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração.
Morreu neste domingo, 28, em São Paulo, Osório Henrique Furlan, integrante da família fundadora da Sadia. A informação foi confirmada pela BRF, que detém a marca. Pai do atual conselheiro da companhia, Luiz Fernando Furlan, Osório teve passagens pela empresa em diferentes momentos e fez parte da sua história, tendo atuado em cargos executivos, bem como em seu conselho de administração.
Nascido em Caxias do Sul (RS) em 1922 e neto de imigrantes italianos, mudou-se para Concórdia (SC) em 1944 para trabalhar com o sogro Attilio Fontana na recém-inaugurada empresa Sadia onde desempenhou múltiplas atividades e, aos 23 anos, assumiu a função de diretor-gerente.
No início dos anos 1960, Osório Furlan foi morar em São Paulo. Afastado do dia a dia das fábricas, o empresário focou suas atividades na expansão do grupo, consolidando o nome Sadia no Brasil e no exterior. Aos 47 anos, ingressou na faculdade de direito com o filho Osório Furlan Júnior e formou-se bacharel com mais de 50 anos.
Em 2007, Osório Furlan encerrou suas atividades profissionais na Sadia como vice-presidente do conselho de administração, mas continuou trabalhando e comparecendo diariamente a seu escritório.
“Osório Henrique Furlan deixa a esposa, Lucy, companheira por 76 anos, seus cinco filhos, Henrique Júnior, Luiz Fernando, Diva, Lucila e Leila, 11 netos e 18 bisnetos. Dedicamos nossos sinceros sentimentos a todos os seus amigos e familiares”, disse a BRF em nota.

- Conheça a história do fundador da Hyundai que “pagou” uma vaca com 1.001 bovinos
- Como bezerros mestiços estão transformando fazendas leiteiras dos EUA em verdadeiras “fábricas de carne”
- Mães da pecuária: mulheres conciliam gestão de fazendas e criação dos filhos em MT
- Histórico: nascem os primeiros bezerros da raça Boran no Brasil; vídeo
- Conheça a única raça de cavalos no Brasil que só pode reproduzir por monta natural
No facebook, a prefeitura de Concórdia (SC) lamentou o falecimento e determinou luto oficial por três dias. “Nosso município tem muito a agradecer a contribuição deixada por Osório. Nosso crescimento e desenvolvimento vieram da luta e trabalho destes pioneiros natos, que aqui plantaram seu conhecimento e vontade de ver o progresso”.
Fonte: Canal Rural