Morre Antonio Salibe, referência no setor sucroenergético e CEO da Udop, aos 76 anos

Líder visionário, Salibe deixa legado de cinco décadas dedicadas à bioenergia brasileira; Uma referência no setor sucroenergético e CEO da Udop, ele faleceu aos 76 anos

O setor sucroenergético brasileiro perdeu neste sábado (26) uma de suas figuras mais emblemáticas. Antonio Cesar Salibe, CEO da União Nacional da Bioenergia (Udop), faleceu aos 76 anos, no Hospital Unimed, em Araçatuba (SP), onde esteve internado nas últimas semanas. Engenheiro agrônomo e empresário, Salibe foi uma liderança fundamental para o desenvolvimento da bioenergia no país, atuando de forma incansável por mais de cinco décadas.

Natural de Limeira (SP) e formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), Salibe iniciou sua trajetória no interior paulista na década de 1980, consolidando uma carreira marcada pela inovação, espírito empreendedor e compromisso com a evolução do setor.

Fundador e principal liderança da Udop

Salibe foi um dos fundadores da Udop em 1985, em um momento crucial da história do setor, no auge do programa PróÁlcool, criado para fomentar a produção de etanol no Brasil. Sob sua liderança, a Udop se tornou referência nacional, capacitando mais de 350 mil profissionais ao longo de quatro décadas e modernizando processos agrícolas, industriais e de gestão.

“O legado de Salibe será eterno pela sua dedicação à defesa de nosso setor por mais de 50 anos. Ele é considerado um dos pais da UDOP, tendo fundado a entidade com o objetivo de promover a troca de conhecimento entre profissionais das áreas agrícola, industrial e de gestão”, afirmou Hugo Cagno Filho, presidente da Udop.

Além disso, Salibe foi o idealizador do Prêmio Canasauro, uma homenagem aos pioneiros do setor sucroenergético brasileiro, reforçando sua preocupação em preservar a memória e celebrar as conquistas do setor.

Reconhecimento e legado

Diversas autoridades e colegas de trajetória lamentaram o falecimento de Salibe. Para Mário Campos, presidente da Bioenergia Brasil, a ausência será profundamente sentida, mas sua visão e defesa da bioenergia continuarão inspirando o setor.

“Salibe sempre foi e será uma referência para nós, como amigo, companheiro e exemplo a ser seguido”, declarou Campos.

O diretor da Udop, Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), também prestou homenagem, recordando o início da parceria com Salibe. “Tive o prazer de trazê-lo para Araçatuba em 1980. Quatro décadas depois, é nítido o quanto a UDOP cresceu graças ao seu empenho, consolidando-se como entidade de relevância nacional”, destacou.

Velório e últimas homenagens a Antonio Cesar Salibe

O corpo de Antonio Salibe será velado no Memorial Laluce, em Araçatuba (SP), com cerimônia de cremação em horário ainda a ser confirmado. A pedido da família, as homenagens podem ser feitas por meio de doações a instituições de caridade.

Salibe deixa a esposa, dois filhos, netos, inúmeros amigos e colegas que acompanharam sua trajetória marcada pela ética, pela dedicação e pela paixão pelo desenvolvimento da bioenergia nacional.

A missão agora, segundo colegas e amigos, é dar continuidade ao trabalho de Salibe, perpetuando seu legado de inovação, formação de pessoas e fortalecimento do setor sucroenergético brasileiro.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM