Após reassumir a pasta, o ministro Carlos Fávaro reuniu o setor pecuário para apresentar resultados ao presidente Lula; Aumento da produtividade, sustentabilidade e qualidade da carne brasileira foram os destaques do encontro
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu as maiores associações de proteína animal e representantes de pecuaristas de todo o país com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a sustentabilidade da pecuária nacional em reunião no Palácio do Planalto na noite desta sexta-feira (24).
Com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram apresentados os resultados do setor que, além da produção sustentável, tem registrado aumento de produtividade e garantia de qualidade dos produtos para os mercados mais exigentes do mundo.
Por isso, agradeceram o presidente Lula pelo trabalho de retomada do diálogo junto aos países parceiros. Fávaro ressaltou que, somente neste ano, foram abertos 65 mercados para produtos diversos da agropecuária brasileira.
A conquista dos novos mercados, ampliando as relações comerciais do setor, também permite a geração de novas oportunidades de emprego e geração de renda no Brasil.
Durante o encontro, o presidente Lula afirmou que, em breve, fará o lançamento oficial do programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável por meio da conversão de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, podendo, praticamente, dobrar a área de produção do país em 10 anos sem desmatamento.
Na avaliação do setor pecuário, a medida contribuirá ainda mais para o aumento da produtividade de carnes e proteína animal no Brasil. Desta forma, um dos pontos debatidos durante a reunião foi a ampliação de esforços para a conquista de novos mercados para a proteína animal brasileira bem como a habilitação de novas plantas frigoríficas para a exportação para a China.
Também participaram da reunião os secretários do Mapa de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Com 96% de chance de atuar no próximo verão, fenômeno climático esbarra em um Brasil já mais quente e acende o alerta para quedas severas na captação de leite devido ao estresse térmico Continue Reading El Niño 2026: Aquecimento do Pacífico põe em alerta a produção de leite no Brasil Impulsionada pela menor oferta e pela disputa entre laticínios por leite cru, remuneração ao produtor avança 10,4% em abril. Enquanto o governo classifica o PL 5122/23 como uma “bomba fiscal”, números recordes de inadimplência e recuperações judiciais revelam uma crise sem precedentes no campo e levantam dúvidas sobre a resistência em renegociar as dívidas do agro. Continue Reading Bomba fiscal é o nome que deram pra não socorrer quem alimenta o país O estudo permite organizar de forma mais estruturada a leitura do território e as relações espaciais que podem influenciar a saúde dos animais aquáticos. Presença de animais mantidos de forma irregular preocupa autoridades por representar ameaça ao meio ambiente, à produção rural e à sanidade dos rebanhos. Recursos do Fundo Clima vão financiar cinco projetos voltados à recuperação de áreas degradadas, geração de empregos e ampliação da vegetação nativa no Brasil. Continue Reading BNDES destinará R$ 834 milhões para projetos de restauração florestalEl Niño 2026: Aquecimento do Pacífico põe em alerta a produção de leite no Brasil
Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida, mas segue abaixo do nível de 2025
Bomba fiscal é o nome que deram pra não socorrer quem alimenta o país
Protocolo identifica risco de contaminação entre viveiros de peixes de uma mesma bacia hidrográfica
Criação ilegal de javalis acende alerta para riscos sanitários e prejuízos à pecuária em Pernambuco
BNDES destinará R$ 834 milhões para projetos de restauração florestal





