
Após reassumir a pasta, o ministro Carlos Fávaro reuniu o setor pecuário para apresentar resultados ao presidente Lula; Aumento da produtividade, sustentabilidade e qualidade da carne brasileira foram os destaques do encontro
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu as maiores associações de proteína animal e representantes de pecuaristas de todo o país com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a sustentabilidade da pecuária nacional em reunião no Palácio do Planalto na noite desta sexta-feira (24).
Com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram apresentados os resultados do setor que, além da produção sustentável, tem registrado aumento de produtividade e garantia de qualidade dos produtos para os mercados mais exigentes do mundo.
Por isso, agradeceram o presidente Lula pelo trabalho de retomada do diálogo junto aos países parceiros. Fávaro ressaltou que, somente neste ano, foram abertos 65 mercados para produtos diversos da agropecuária brasileira.
A conquista dos novos mercados, ampliando as relações comerciais do setor, também permite a geração de novas oportunidades de emprego e geração de renda no Brasil.
Durante o encontro, o presidente Lula afirmou que, em breve, fará o lançamento oficial do programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável por meio da conversão de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, podendo, praticamente, dobrar a área de produção do país em 10 anos sem desmatamento.
Na avaliação do setor pecuário, a medida contribuirá ainda mais para o aumento da produtividade de carnes e proteína animal no Brasil. Desta forma, um dos pontos debatidos durante a reunião foi a ampliação de esforços para a conquista de novos mercados para a proteína animal brasileira bem como a habilitação de novas plantas frigoríficas para a exportação para a China.
Também participaram da reunião os secretários do Mapa de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio de uma parceria com 1.456 empresas, serão oferecidos, segundo os Correios, descontos de até 99%, parcelamento de até 72 vezes. Continue Reading Serasa, Correios e Febraban fazem mutirão para atender endividados Em relação à semeadura de soja da safra 2024/25, os trabalhos avançaram 0,3 ponto porcentual em relação ao domingo anterior e finalmente foram concluídos. Continue Reading Colheita da soja atinge 36,4% da área no Brasil, afirma Conab Em uma conversa durante o Podcast WoodFlow, entrevistados detalham quais os riscos para o Brasil se a taxação de 25% sobre importação de madeira nos EUA se concretizar. Continue Reading Tarifa de Trump sobre importação de madeira pode prejudicar o Brasil? O desastre ambiental levou o Ministério Público Federal (MPF) a pedir, em ação judicial contra o governo de Rondônia, a erradicação dos búfalos. O prejuízo, segundo o levantamento, já soma R$ 20 milhões. Pecuária corre risco! A Seapi reforça que sejam redobrados os cuidados com a biosseguridade nas granjas avícolase e para que o Serviço Veterinário Oficial seja notificado em caso de qualquer suspeita.
Continue Reading RS: Seapi reforça recomendações diante de caso de influenza aviária na ArgentinaPrévia da inflação de fevereiro é de 1,23%
Serasa, Correios e Febraban fazem mutirão para atender endividados
Colheita da soja atinge 36,4% da área no Brasil, afirma Conab
Tarifa de Trump sobre importação de madeira pode prejudicar o Brasil?
Urgente: Pecuária corre grande risco e búfalos selvagens já causam prejuízo de R$ 20 milhões
RS: Seapi reforça recomendações diante de caso de influenza aviária na Argentina