
Após reassumir a pasta, o ministro Carlos Fávaro reuniu o setor pecuário para apresentar resultados ao presidente Lula; Aumento da produtividade, sustentabilidade e qualidade da carne brasileira foram os destaques do encontro
Oministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu as maiores associações de proteína animal e representantes de pecuaristas de todo o país com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentar a sustentabilidade da pecuária nacional em reunião no Palácio do Planalto na noite desta sexta-feira (24).
Com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foram apresentados os resultados do setor que, além da produção sustentável, tem registrado aumento de produtividade e garantia de qualidade dos produtos para os mercados mais exigentes do mundo.
Por isso, agradeceram o presidente Lula pelo trabalho de retomada do diálogo junto aos países parceiros. Fávaro ressaltou que, somente neste ano, foram abertos 65 mercados para produtos diversos da agropecuária brasileira.
A conquista dos novos mercados, ampliando as relações comerciais do setor, também permite a geração de novas oportunidades de emprego e geração de renda no Brasil.
Durante o encontro, o presidente Lula afirmou que, em breve, fará o lançamento oficial do programa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a intensificação da produção de alimentos de forma sustentável por meio da conversão de pastagens de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, podendo, praticamente, dobrar a área de produção do país em 10 anos sem desmatamento.
Na avaliação do setor pecuário, a medida contribuirá ainda mais para o aumento da produtividade de carnes e proteína animal no Brasil. Desta forma, um dos pontos debatidos durante a reunião foi a ampliação de esforços para a conquista de novos mercados para a proteína animal brasileira bem como a habilitação de novas plantas frigoríficas para a exportação para a China.
Também participaram da reunião os secretários do Mapa de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Leite A2 tipo A, da Porto Real, é resultado de um sistema de produção que prioriza a origem, a rastreabilidade e o cuidado desde o campo até o supermercado. Continue Reading Fazenda mineira produz leite a partir de rebanho geneticamente selecionado Após queda de produtividade em 2024, momento atual é estratégico para prevenção de pragas na lavoura e reinserção do Brasil no mercado mundial. O material com as propostas foi construído em conjunto com as Federações de agricultura e pecuária dos Estados, sindicatos rurais, produtores e entidades setoriais. Já o transporte de grãos por barcaças totalizou 469.468 toneladas na semana encerrada em 19 de abril. O volume representa queda de 17%. Continue Reading Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 1% na semana encerrada em 12 de abril Contrato de Opção de Venda é um dos instrumentos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo. Continue Reading Arroz: Produtores têm até amanhã para antecipar direito de venda à Conab A Toledo destaca por investir continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, oferecendo um portfólio robusto com soluções em pesagem e softwares de gerenciamento. Fazenda mineira produz leite a partir de rebanho geneticamente selecionado
Defensivos agrícolas garantem recuperação da produção do cacau e combate à vassoura-de-bruxa
CNA entrega proposta de R$ 594 bi para o Plano Safra 2025/2026 ao Ministério da Agricultura
Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 1% na semana encerrada em 12 de abril
Arroz: Produtores têm até amanhã para antecipar direito de venda à Conab
Agrishow 2025: Balanças de pesagem impulsionam a lucratividade e transformação digital no campo