Milho armazenado nos Estados Unidos chegou a 2,095 bilhões de bushels, 35% acima do ano anterior e muito além do esperado pelo mercado; diferença reacende debate sobre consumo para ração e amplia pressão sobre os preços internacionais.
Um volume de milho equivalente a aproximadamente 53 milhões de toneladas permaneceu armazenado nos Estados Unidos na passagem para a temporada 2026/27. O número, por si só, já seria suficiente para mexer com Chicago. Mas o que realmente chamou a atenção do mercado foi outra coisa: esse milho não deveria estar ali em tamanha quantidade considerando as estimativas de consumo divulgadas anteriormente pelo próprio Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.
O levantamento oficial de estoques de 1º de setembro apontou 2,095 bilhões de bushels de milho, alta de 35% na comparação anual. Antes da divulgação, o mercado trabalhava com algo próximo de 1,92 bilhão. A diferença de cerca de 170 milhões de bushels — mais de 4 milhões de toneladas — fez operadores e analistas voltarem a discutir uma das variáveis mais difíceis de medir no balanço norte-americano: quanto milho efetivamente está sendo consumido pela pecuária e quanto acaba contabilizado na categoria estatística chamada de “feed and residual”.
Não se trata de uma discussão meramente técnica. O tamanho do estoque americano interfere diretamente na formação dos preços em Chicago, modifica a competitividade das exportações dos Estados Unidos e acaba chegando às decisões comerciais de produtores de milho do Brasil.
O milho que apareceu nos estoques
O relatório de estoques do USDA mostrou que, dos 2,095 bilhões de bushels existentes em 1º de setembro, aproximadamente 787 milhões estavam armazenados dentro das propriedades rurais, volume 22% superior ao registrado um ano antes.
Outros 1,31 bilhão de bushels estavam fora das fazendas, principalmente em estruturas comerciais de armazenagem. Nesse caso, o crescimento anual chegou a 44%.
Há um detalhe importante.
O relatório de estoques não é simplesmente uma projeção construída dentro do balanço de oferta e demanda. O USDA realiza levantamentos específicos junto a produtores e armazenadores comerciais para estimar quanto grão efetivamente permanece estocado.
Isso significa que, quando aparece uma diferença grande entre o estoque físico levantado e aquilo que o balanço anterior indicava, alguma das demais variáveis precisa ser revista.
E foi justamente aí que a discussão começou.
O problema pode estar no consumo para ração
Durante a temporada 2025/26, o USDA vinha trabalhando com uma utilização muito elevada de milho na alimentação animal.
O mercado começou a questionar se esse consumo realmente ocorreu.
A lógica é relativamente simples: se produção, importações, exportações, indústria e estoques são conhecidos, a quantidade restante acaba sendo atribuída principalmente ao consumo para alimentação animal e ao chamado uso residual.
O problema é que o “residual” não representa exclusivamente milho que entrou em cochos.
Ele também absorve diferenças estatísticas, perdas, ajustes entre safras e eventuais discrepâncias entre levantamentos. Por isso, quando um volume inesperadamente grande reaparece nos estoques, a variável “ração e residual” normalmente se transforma no principal ponto de ajuste do balanço.
Analistas consultados pela Reuters passaram a questionar justamente a compatibilidade entre o forte crescimento atribuído ao consumo de ração e a realidade da pecuária norte-americana. O rebanho bovino dos Estados Unidos permanece historicamente reduzido, o que dificulta justificar sozinho um salto tão expressivo na utilização do cereal.
USDA já precisou refazer parte da conta
O relatório seguinte confirmou que havia espaço para correção.
No balanço atualizado de outubro, o consumo de milho para ração e uso residual da temporada 2025/26 ficou em 6,119 bilhões de bushels, após uma redução expressiva em relação às estimativas anteriores.
Como consequência, o estoque final da temporada velha passou oficialmente para os mesmos 2,095 bilhões de bushels revelados pelo levantamento físico.
Em outras palavras, parte do milho que anteriormente estava sendo considerada consumida continuava armazenada.
Esse ajuste é importante porque muda também o ponto de partida da temporada seguinte.
O estoque inicial de 2026/27 saltou de 1,922 bilhão para 2,095 bilhões de bushels, adicionando 173 milhões de bushels de oferta à nova temporada antes mesmo de considerar o tamanho da colheita atual.
E apareceu mais milho na própria safra de 2026
Como se o estoque maior não fosse suficiente, o relatório de outubro trouxe uma segunda surpresa baixista.
O USDA aumentou a produtividade projetada do milho norte-americano de 178,5 para 181,2 bushels por acre.
Com isso, a produção esperada passou de 15,8 bilhões para 16,034 bilhões de bushels, acréscimo de aproximadamente 234 milhões de bushels em apenas um relatório.
O mercado esperava justamente o movimento contrário.
Levantamento utilizado como referência antes da divulgação apontava produtividade média esperada em torno de 177,6 bushels por acre e produção próxima de 15,716 bilhões de bushels.
Portanto, o USDA não apenas encontrou mais milho da safra anterior como passou a enxergar mais milho na lavoura atual.
Estoque final volta a crescer
A combinação entre estoque inicial maior e produção elevada mudou rapidamente o balanço norte-americano.
Em setembro, o USDA projetava estoques finais de 1,567 bilhão de bushels para 2026/27.
Em outubro, a estimativa saltou para 1,849 bilhão de bushels.
São 282 milhões de bushels adicionais em apenas um mês, equivalentes a aproximadamente 7,2 milhões de toneladas de milho.
A relação estoque/consumo, que estava projetada em aproximadamente 9,7%, avançou para 11,3%.
Ao mesmo tempo, o preço médio recebido pelo agricultor norte-americano foi reduzido de US$ 4,80 para US$ 4,70 por bushel.
É justamente essa mudança que interessa ao produtor brasileiro.
Chicago sentiu imediatamente
Quando o estoque de setembro foi divulgado, a reação foi rápida.
Os contratos futuros de milho chegaram a perder mais de 20 cents por bushel. O vencimento dezembro encerrou a sessão posterior ao relatório próximo de US$ 5 por bushel, após uma queda de 21,25 cents.
Somente em setembro, os futuros do milho acumularam retração de aproximadamente 6,9%, segundo dados da CME Group. No dia da divulgação do estoque, a queda chegou perto de 4%.
A reação mostra por que algumas centenas de milhões de bushels fazem tanta diferença.
Quanto maior o excedente norte-americano, menor a necessidade de o mercado oferecer preços elevados para retirar milho das mãos dos produtores.
O que isso muda para o Brasil
Para o Brasil, o primeiro efeito ocorre justamente em Chicago.
Apesar de o milho brasileiro possuir dinâmica própria — influenciada por câmbio, fretes, demanda doméstica, exportação e principalmente pela segunda safra — a CBOT continua funcionando como importante referência internacional.
Uma disponibilidade confortável nos Estados Unidos tende a colocar um teto mais baixo sobre as cotações internacionais, especialmente quando os exportadores norte-americanos precisam competir agressivamente por compradores.
Esse cenário pode aumentar a disputa com o milho brasileiro em mercados internacionais.
E existe outra variável importante.
O Brasil também está ampliando estruturalmente sua produção e, ao mesmo tempo, apresenta crescimento do consumo doméstico, principalmente pela expansão das usinas de etanol de milho.
Essa demanda industrial funciona como uma espécie de amortecedor para o mercado brasileiro: uma parcela crescente da produção deixa de depender exclusivamente da exportação.
Ainda assim, em períodos de grande disponibilidade mundial, Chicago mais fraca pode reduzir a paridade de exportação nos portos brasileiros e, indiretamente, limitar avanços das cotações no interior.
Não significa que os números do USDA devam ser descartados
Há uma diferença importante entre questionar uma estimativa e concluir que todo o sistema estatístico está errado.
O USDA trabalha com algumas das bases agrícolas mais acompanhadas do mundo, realizando levantamentos com produtores, armazenadores, indústrias e exportadores. As projeções são continuamente revisadas conforme novas informações aparecem.
O próprio levantamento de setembro demonstra isso: foi justamente uma pesquisa de estoques do USDA que revelou a diferença e obrigou o balanço a ser recalibrado.
Ao mesmo tempo, o episódio expõe uma dificuldade crescente para instituições estatísticas.
O USDA reconhece que a participação dos agricultores em algumas pesquisas vem diminuindo. Quanto menor a taxa de resposta, maior pode ser a dificuldade para capturar rapidamente mudanças que estejam acontecendo dentro das propriedades. Analistas ouvidos pela Reuters apontaram esse problema como mais um elemento de preocupação na leitura dos números agrícolas norte-americanos.
Portanto, o debate é menos sobre confiar ou não confiar no USDA e mais sobre qual margem de erro o mercado deve atribuir às estimativas antes que os números físicos sejam conhecidos.
A variável “residual” virou peça-chave
Para entender a controvérsia, é preciso observar uma particularidade do balanço do milho.
É relativamente mais simples medir produção, exportações e utilização industrial do que descobrir exatamente quanto cereal foi consumido diariamente em milhões de propriedades pecuárias.
Por isso existe o componente residual.
Quando ele cresce demais, entretanto, surge uma dúvida inevitável: o consumo realmente aumentou ou o balanço está compensando alguma variável que ainda não foi capturada corretamente?
O estoque recordado em setembro tornou essa pergunta muito mais relevante.
O movimento posterior do USDA — reduzindo a utilização da safra velha e incorporando mais milho aos estoques — mostrou que o balanço anterior realmente estava superestimando parte do desaparecimento do cereal.
Agora o mercado precisa descobrir se o problema terminou
Essa talvez seja a questão mais importante daqui para frente.
O ajuste da temporada 2025/26 resolveu contabilmente a diferença encontrada nos armazéns. Mas a safra 2026 voltou a ficar grande.
O USDA projeta 16,034 bilhões de bushels, enquanto a produtividade de 181,2 bushels por acre ficou acima da expectativa média dos analistas antes do relatório.
Se os resultados finais de campo confirmarem essa produtividade, os Estados Unidos poderão atravessar 2026/27 com uma oferta confortável mesmo diante de exportações fortes e consumo relevante para etanol e pecuária.
Se a produção for revisada para baixo nos próximos relatórios, parte dessa pressão poderá desaparecer.
É por isso que os próximos levantamentos ganharam importância adicional.
Mais do que observar apenas o tamanho da colheita, o mercado deverá acompanhar simultaneamente estoques trimestrais, consumo para ração, produção de etanol, exportações e ritmo de desaparecimento do milho.
Um estoque que mudou a leitura do mercado
O número de setembro alterou a narrativa do milho norte-americano.
Até então, boa parte das discussões estava concentrada no tamanho da safra de 2026 e nos possíveis efeitos de produtividade menor em algumas regiões. O surgimento de 2,095 bilhões de bushels remanescentes da safra anterior adicionou uma camada de oferta que o mercado não esperava.
Depois veio o segundo golpe: uma produtividade projetada maior e uma safra novamente acima de 16 bilhões de bushels.
O resultado é um mercado internacional que voltou a enxergar abundância.
Para o produtor brasileiro, isso não significa necessariamente uma queda automática dos preços internos. Câmbio, demanda das usinas de etanol, exportações, disponibilidade regional e tamanho da próxima safrinha continuam determinantes.
Mas existe uma conclusão difícil de ignorar: enquanto milhões de toneladas de milho continuarem aparecendo acima das expectativas nos balanços norte-americanos, Chicago terá dificuldade para construir uma alta consistente sem uma aceleração muito forte da demanda ou algum problema de produção.
E, depois da surpresa dos estoques, o mercado passou a observar os próximos números do USDA com uma dose maior de cautela.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.