A MFG Agropecuária, maior grupo de confinamento do país, com unidades nos estados de MT, MS, GO, BA e SP, em parceria com a Phibro Saúde Animal, conquistou certificação inédita da FairFood pelas boas práticas de bem-estar animal no confinamento de bovinos de corte
A auditoria foi realizada na unidade de Tangará da Serra (MT), levando em consideração procedimentos operacionais no campo da nutrição, manejo, sanidade, comportamento animal, transporte e gestão.
“O compromisso com o bem-estar animal está em nosso DNA e nossas práticas já estavam alinhadas com as exigências do protocolo de certificação. O próximo objetivo é alcançar reconhecimento internacional”, revela Maryele Rodrigues, coordenadora de Sanidade e Bem-Estar Animal da MFG Agropecuária.
A Certificação FairFood em Bem-Estar Animal, que também inclui critérios ambientais, legais e sociais, reforça o investimento da MFG para um reconhecimento global. Entre as exigências mais desafiadoras dos protocolos internacionais, está a redução do estresse térmico dos animais nas operações, uma condição comum à pecuária tropical e que compromete a termorregulação dos bovinos, reduzindo a produtividade.
“Isso acontece porque a energia que seria destinada ao ganho de peso é desviada para o controle da temperatura corporal, tornando essencial o manejo adequado, especialmente durante a fase de adaptação”, explica a coordenadora.
O NutraGen®, tecnologia desenvolvida pela Phibro Saúde Animal, foi um importante aliado nessa conquista, pelo seu efeito em reduzir o estresse térmico dos animais, auxiliando também na diminuição da mortalidade e morbidade, além de facilitar a adaptação ao sistema de confinamento e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da performance.
O produto contém um complexo de vitaminas, silicatos naturais, componentes de leveduras e outros ingredientes, que administrados na dieta, desde a adaptação, auxilia no controle da temperatura interna, promovendo maior conforto térmico. O produto também é auditado e certificado pela FairFood com o selo de bem-estar animal.
Detalhes da certificação
A MFG Agropecuária conta com um departamento dedicado à sanidade e bem-estar, estruturando um programa robusto e pioneiro para confinamentos, com apoio de colaboradores e consultorias renomadas. Esse programa inclui protocolos rigorosos que orientam desde o transporte dos animais até o enfrentamento de emergências climáticas.
“Devido à nossa rotina consolidada, a certificação foi ágil e tranquila, com os auditores validando as práticas que já são realizadas naturalmente”, comenta Maryele.
A Certificação FairFood em Bem-Estar Animal estabelece um sistema unificado de auditoria independente para verificar a conformidade com pontos de controle e requisitos específicos.
A MFG Agropecuária é a primeira unidade produtiva certificada na pecuária de corte, garantindo o cumprimento das cinco liberdades animais (livre de fome ou sede, de dor ou doença, de desconforto, de medo e a liberdade de expressar comportamento natural), em resposta às demandas por práticas éticas na produção de alimentos.
Auditorias conduzidas por certificadoras independentes reconhecidas pelo International Accreditation Forum (IAF) asseguram a transparência e a governança em todos os processos, cabendo à FairFood a gestão dos programas e a concessão dos selos.
“Nossa preocupação vai além da própria certificação. Buscamos fornecedores que também compartilhem esse compromisso, garantindo uma cadeia produtiva alinhada com altos padrões de bem-estar animal e responsabilidade socioambiental. A FairFood tem se destacado nesse aspecto, certificando outros parceiros da cadeia de insumos, o que nos permite assegurar a qualidade e a sustentabilidade em todo o ciclo produtivo”, destaca Maryele.
Confinamento-modelo
A MFG Agropecuária é o maior grupo de confinamento do Brasil, com gado próprio e de parceiros, funcionando como uma extensão tecnológica das fazendas, para levar aos pecuaristas o que há de mais moderno em gestão, controle, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar, rastreabilidade e máxima eficiência na engorda.
O modelo também oferece outras vantagens, como alívio das pastagens em momentos de baixa disponibilidade de forragem, melhor momento de reposição de estoque e melhoria do fluxo de caixa. Combinação essa que garante à MFG Agropecuária posição de destaque nos principais levantamentos de mercado.
Eventos regionais
Pecuaristas do Centro-Oeste poderão conhecer as vantagens das parcerias de engorda, infraestrutura e novas tecnologias, assim como se atualizar sobre as perspectivas do mercado do boi gordo em 2025, durante um encontro gratuito promovido pela MFG no dia 17 de fevereiro, às 19h, no Sindicato Rural de Cuiabá (MT).
A programação contará com a participação especial do zootecnista Matheus Moretti, mestre e doutor pela UNESP de Jaboticabal (SP), responsável por diversos experimentos que deram origem ao conceito Boi 7.7.7 e idealizador dos projetos @nafazenda.com e NaFazenda Academy.
Em sua palestra, intitulada “Da Concepção à Carcaça”, oferecerá uma verdadeira imersão para aumentar a rentabilidade na pecuária de corte.
Também poderão visitar o estande da MFG Agropecuária no evento “Boi que Deixa Dinheiro”, promovido pela Silveira Consultoria, nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. A programação trará debates sobre tendências, tecnologias e estratégias para otimizar a produção pecuária.
VEJA MAIS:
- Pequi: o precioso ouro do Cerrado que você precisa conhecer
- Raiva equina: sinais, riscos e a melhor forma de prevenção
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.