
Passado o Carnaval o mercado de reposição deve retomar a normalidade gradativamente, conforme vendedores e compradores retornem aos negócios com maior intensidade.
Devido ao feriado prolongado, o volume de negócios concretizados no mercado de reposição foi baixo e insuficiente para estabelecer uma referência. Logo as cotações ficaram estáveis frente ao último levantamento semanal.
Passado o Carnaval o mercado deve retomar a normalidade gradativamente, conforme vendedores e compradores retornem aos negócios com maior intensidade.
Estamos no início do mês e com a entrada de salários a população deve a aumentar a demanda por carne bovina, o que tende a manter as cotações do boi gordo pelo menos sustentadas. Esse é um fator que pode dar ânimo para recriadores e invernistas se lançarem às compras com maior afinco.
Além disso, nas últimas semanas as chuvas chegaram com maior volume e regularidade, melhorando a qualidade do pasto e aumentando a capacidade de suporte. Esse é um ponto que também pode aumentar a demanda pela reposição, principalmente das categorias mais eradas, como garrote e boi magro.
- Planejamento de roçadas: como aumentar a produtividade das pastagens e preservar o solo
- Recebimento de cacau recua 67% no 1º trimestre de 2025
- Plantio direto: a receita da agricultura brasileira contra os gases do efeito estufa
- ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA
- Vendas de Páscoa devem beneficiar 61 mil pequenos negócios em SP
Com as condições de pasto melhores, muitos pecuaristas compram estas categorias para prepararem os animais para serem terminados em confinamento no período seco do ano, geralmente começando entre maio e junho.
Mas também vale ressaltar que o aumento da qualidade dos pastos tende a melhorar o poder de retenção da ponta vendedora que endurece as negociações devido ao maior poder de barganha.
Fonte: Scot Consultoria