
Por outro lado, na metade Norte do estado, onde os trabalhos estavam próximos da finalização, houve comprometimento das lavouras
A colheita de soja atinge 91% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural gaúcha (Emater-RS), na semana passada os trabalhos abrangiam 85% da área. Em igual momento do ano passado, a ceifa já havia ocupado 96% das lavouras, enquanto a média para o momento nas últimas cinco safras é de 97%.
De acordo com o órgão, apesar do predomínio de dias nublados, a ocorrência de chuvas foi menos frequente e em volumes acumulados baixos nas regiões Sul, Centro e Oeste do estado, o que possibilitou a retomada da colheita, justamente onde a operação estava mais atrasada.
Por outro lado, na metade Norte, região em que os trabalhos estavam próximos da finalização, houve comprometimento das lavouras devido às garoas e ao excesso de umidade. “No entanto, mesmo nas regiões onde as precipitações foram menores, os solos permanecem saturados de umidade, prejudicando a atividade”, diz a Emater-RS.
Custos elevados
Nas áreas em colheita, além das perdas por grãos germinados, mofados e pela debulha natural, que aumentam a cada dia de atraso, os custos têm sido elevados em razão da realização da colheita em solo úmido, levando à utilização parcial dos graneleiros, em função do excesso de peso, para evitar danos na locomoção.
Segundo a Emater-RS, a entrega da soja nas unidades de secagem e armazenamento também foi impactada, especialmente nos primeiros dias de retomada da colheita, em razão da alta umidade dos grãos, muitas vezes próxima a 30%.
Armazenagem adequada da soja
Para a armazenagem adequada, é necessário reduzir a umidade para cerca de 14%, mas
a capacidade dos secadores é limitada.
As cooperativas com unidades de recebimento nas regiões Central e Campanha têm transportado os grãos para realizar a secagem nas sedes localizadas no Planalto Médio em decorrência da alta demanda de tempo e lenha para a combustão nos locais de colheita.
Redução de produtividade
As perdas nas lavouras colhidas, após o período chuvoso, são elevadas, mas observa-se que naquelas implantadas mais tardiamente, cujo ciclo se encerrou há poucos dias, o índice de grãos avariados ou germinados é menor.
A estimativa de produtividade projetada inicialmente era de 3.329 kg/ha, porém deverá variar negativamente, dependendo dos resultados dos levantamentos que estão sendo realizados nas áreas a serem colhidas e perdidas.
Regra boa, resultado ruim?
Sim, isso é bem possível, diz estudo de um professor do Insper. Se o monitoramento não for bem feito, uma lei pode ter efeito contrário ao desejado.
Continue Reading Regra boa, resultado ruim?
Mercado de reposição registra queda de preços no Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande-MS, a cotação da arroba do boi gordo caiu R$2,00 na última semana – apregoada em R$323,00/@, preço bruto e com prazo.
Continue Reading Mercado de reposição registra queda de preços no Mato Grosso do Sul
Uberaba recebe a Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo durante a 90ª ExpoZebu
Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos organizará a seletiva, que qualifica mais oito exemplares — quatro fêmeas e quatro machos — para a final nacional da Morfologia.
Continue Reading Uberaba recebe a Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo durante a 90ª ExpoZebu
Lançamento oficial da Feicorte 2025 recebe autoridades, empresários, pecuaristas e lideranças em Presidente Prudente (SP)
A vitrine da pecuária brasileira volta à cidade para fomentar intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e outros países, com a participação de especialistas internacionais na programação deste ano.
Pecuaristas devem fazer a declaração de rebanho a partir de 1º de maio em Goiás
A declaração é efetuada duas vezes por ano, sendo a primeira nos meses de maio e junho e a segunda de novembro a dezembro.
Continue Reading Pecuaristas devem fazer a declaração de rebanho a partir de 1º de maio em Goiás
Bomba no agro: Decisão judicial quer reativar embargos em fazendas já regularizadas
Decisão no TRF1 pode reativar embargos em fazendas regularizadas e ameaça estabilidade jurídica de milhares de produtores rurais.
Continue Reading Bomba no agro: Decisão judicial quer reativar embargos em fazendas já regularizadas