Apesar de uma pressão de uma agenda anti-carne mundial, o McDonald’s desistiu de sua oferta de produtos à base de plantas McPlant em seus restaurantes, justificado pela falta de interesse dos consumidores
A falta de interesse do consumidor foi apontada como o motivo por trás da decisão da gigante dos hambúrgueres McDonald’s de abandonar os hambúrgueres à base de plantas – hambúrguer vegetal – na vasta rede de restaurantes da empresa nos EUA. Assim como a empresa fez na Austrália, o McDonald’s desistiu de sua oferta de produtos à base de plantas McPlant em seus restaurantes americanos.
Vem acontecendo no mundo, de forma geral, um movimento por parte de ONGs, ativistas, veganos e vegetarianos, com influência político partidária com foco em uma “Agenda anti-carne“. Esse movimento consiste em ações que tentam culpar o agronegócio, em especial a pecuária, como sendo a causadora dos problemas climáticos. Ações como a retirada da carne nas Olimpíadas de Paris, investimento em carne de laboratório e vegetais e, além disso, imposto sobre a criação de animais – Dinamarca foi o primeiro país a promulgar uma lei nesse sentido.
O chefe de operações do McDonald’s nos EUA, Joe Erlinger , disse em uma conferência de negócios que a empresa descontinuou o programa piloto em 600 restaurantes depois que clientes em São Francisco e Dallas-Fort Worth criticaram o McPlant, produzido pela Beyond Meat.
O hambúrguer à base de plantas não fez sucesso em nenhum dos mercados, disse Erlinger ao Fórum Global de Fast Food do Wall Street Journal em Chicago na semana passada.
“Não acredito que o consumidor americano esteja indo ao McDonald’s ou procurando por McPlant ou outras proteínas vegetais do McDonald’s agora”, disse ele.
O hambúrguer à base de plantas é feito de ingredientes como ervilhas, arroz, batatas e beterraba. Os testes iniciais mostraram algum sucesso no Texas, Iowa, Califórnia e Louisiana, mas após a expansão para 600 locais em São Francisco e Dallas, as vendas caíram de 500 hambúrgueres por semana para 20 hambúrgueres por dia por loja, de acordo com um analista do setor.
Talvez em referência aos preços contrastantes das matérias-primas de frango e carne bovina, o McDonald’s dos EUA disse que planeja se concentrar no frango, já que o consumo de proteína impulsiona a demanda.
“Hoje, vendemos mais frango como marca do que carne bovina”, disse o Sr. Erlinger ao fórum. “Estamos prontos para atender bem a essa tendência e é aí que estamos investindo.”
“Nossa categoria de frango agora representa US$ 25 bilhões em vendas anuais em todo o sistema, no mesmo nível da carne bovina”, disse o presidente-executivo do McDonald’s, Chris Kempczinski, na teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2023 da empresa, em fevereiro.
O McDonald’s opera cerca de 13.600 lojas em suas operações nos EUA, sejam elas próprias ou por meio de franquias.
Experiência australiana
Em julho de 2022, o McDonald’s Austrália fez uma segunda tentativa de lançar um hambúrguer vegetal em seu menu local de hambúrguer. O teste de “tempo limitado” terminou em outubro daquele ano, e a opção McPlant desapareceu silenciosamente sem deixar rastros. Não havia sinal de uma opção de hambúrguer vegetal no menu online do McDonald’s Austrália quando o Beef Central pesquisou mais cedo hoje.
No teste de 2022, 270 restaurantes em Victoria ofereceram o hambúrguer McPlant aos clientes. O McPlant, desenvolvido em conjunto com a Beyond Meat, é feito com um “hambúrguer suculento e vegetal feito de ervilhas, arroz, batatas e beterraba. O hambúrguer é servido em um pão de gergelim com tomate, alface, picles, cebola, molho estilo maionese, ketchup, mostarda e uma fatia de queijo americano”, disse a empresa.
Um ano antes, em julho de 2021, o McDonald’s Austrália silenciosamente retirou seu hambúrguer McVeggie original de seus menus menos de dois anos após sua introdução. Um porta-voz disse que a decisão foi tomada porque não havia pessoas suficientes comprando-o.
“O hambúrguer McVeggie foi removido dos menus em resposta às mudanças na demanda dos clientes”, disse o porta-voz na época. O McVeggie original foi lançado em 2020 e comercializado como o primeiro hambúrguer vegetal do McDonald’s.
Os favoritos do Reino Unido nos especiais de inverno do Macca
Enquanto isso, em outras notícias do McDonald’s, os especiais do menu de inverno australiano da rede de hambúrgueres apresentarão o Steakhouse Stack, um novo hambúrguer de carne bovina encorpado, repleto de sabores ricos e saborosos.
“Vindo do Reino Unido como um favorito e chegando ao menu australiano pela primeira vez, o Steakhouse Stack está chegando para aguçar o paladar dos amantes de hambúrguer de carne bovina australianos”, dizia a promoção da empresa.
O hambúrguer, mostrado acima, traz dois hambúrgueres australianos de 100 peças e alface picada, queijo Jack, cebolas douradas crocantes e cebolas roxas fatiadas cobertas com uma maionese cremosa de pimenta, servida em um pão gourmet torrado – a refeição perfeita para o inverno.
Liz Whitbread, gerente sênior de marca do McDonald’s Austrália, disse que o cardápio de inverno teve como objetivo dar aos clientes uma versão sazonal dos sabores icônicos do McDonald’s.
Com informações do BeefCentral, traduzidas e adaptadas pela equipe Compre Rural
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Tri Grande Campeã da raça Nelore, com os títulos da Expoinel em 2023 e 2024 e da Expozebu 2024 Carina FIV do Kado acaba de entrar para a história como a vaca mais valorizada do mundo, quebrando o recorde anterior de Viatina-19
Continue Reading Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização A resposta brasileira foi rápida e coordenada. Cadeia produtiva de bovinos, incluindo frigoríficos como JBS, Marfrig e Masterboi interromperam o abastecimento às lojas do grupo deixando o Carrefour sem carne, e já faltam alguns cortes.
Continue Reading ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne Segundo o CEO da companhia, a Jonh Deere possui uma estratégia robusta para minimizar os impactos das tarifas, com forte presença de fabricação nos Estados Unidos.
Continue Reading Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO Al Khaleej Sugar investe na Bahia e projeta transformar o estado em um dos maiores polos de exportação de açúcar e produção de bioenergia do mundo, com geração de 50 mil empregos e foco em inovação sustentável.
Segundo a acusação, homem esmagou ninhos e atropelou animais ao abrir uma via rural ao lado de uma reserva. Apesar da pena, pecuarista deve ficar em liberdade.
Projeto de lei que visa autorizar aula de direção em carros com câmbio automatizado gera polêmica nas redes sociais.
Continue Reading Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? EntendaVaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda