Mapa apresenta sistema de certificação eletrônica internacional de bebidas na OIV

O sistema amplia a segurança das informações, reduz etapas burocráticas e confere maior agilidade aos controles de importação.

Na última semana, durante evento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou o sistema brasileiro de certificação eletrônica internacional de vinhos e bebidas. A solução reduz de 15 a 20 dias para cerca de um dia o tempo de análise das importações classificadas como de baixo risco, no chamado canal verde.

O Brasil é o primeiro país a desenvolver e implementar integralmente a ferramenta, que permite a troca automatizada de informações entre autoridades sanitárias de países exportadores e importadores. Na prática, os dados passam a ser consultados diretamente nas bases oficiais do país de origem, eliminando a necessidade de envio de documentos físicos.

Mercado de luxo: quanto as pessoas estão dispostas a pagar por um café?

A iniciativa foi desenvolvida pelo Mapa, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e opera por meio da plataforma gov.br. O sistema amplia a segurança das informações, reduz etapas burocráticas e confere maior agilidade aos controles de importação.

Como exemplo da aplicação da ferramenta, foi apresentada a integração entre Brasil e Argentina, em funcionamento desde janeiro de 2025. Nesse modelo, o sistema consulta automaticamente os dados no país de origem, realiza a análise de risco e define o canal de importação.

Além da redução de prazos, a certificação eletrônica diminui o risco de erros e inconsistências, ao permitir que as informações sejam obtidas diretamente das autoridades responsáveis pela emissão dos certificados.

O sistema brasileiro já vem sendo debatido em fóruns internacionais, como a OIV, o Codex Alimentarius e o Mercosul. Outros países, entre eles Nova Zelândia, Uruguai, Chile e Portugal, também avançam em processos de integração à solução.

A apresentação na OIV foi realizada por representantes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) e da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, com apoio da adida agrícola do Brasil junto à Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas sediadas em Paris (Delbraspar).

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM