Essas operações são fundamentais para a proteção da saúde pública e ambiental e destacam a importância do cumprimento da legislação, assegurando o uso de produtos de qualidade e rastreáveis na agricultura brasileira.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, em outubro, quatro operações de fiscalização conjunta com o Ibama visando a identificação e combate a defensivos agrícolas proibidos e irregulares no Brasil. As ações, chamadas de Operação Circe, focaram na fabricação, comercialização e uso desses produtos na agricultura, atuando em parceria com a Receita Federal, Polícia Federal e Ibama.
Conforme estabelece a Lei nº 14.785/2023, importar ou fabricar defensivos agrícolas ilegais e irregulares é crime, com penas de reclusão de 3 a 9 anos e aplicação de multa.
A primeira operação embargou a fabricação de três defensivos agrícolas e resultou na apreensão de 124 toneladas de produtos produzidos com substâncias de uso proibido no Brasil. Esses produtos continham químicos de alta toxicidade, bioacumulação e persistência no ar, água e solo, além de serem absorvidos pelo corpo humano, representando alto risco à saúde e ao meio ambiente. Essas substâncias são banidas pela Convenção de Estocolmo.
Outras duas forças-tarefas focaram no controle de qualidade de defensivos agrícolas importados. Nessa fase, foram suspensas as atividades de importação e formulação de 36 produtos, além da apreensão de 235 toneladas de defensivos de duas empresas que não estavam cumprindo com as normas de controle de qualidade e rastreabilidade exigidas.
A última operação do mês, em parceria com a Receita Federal e a Polícia Federal, investigou a entrada de defensivos agrícolas contrabandeados pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas, apreendendo 12,2 toneladas desses produtos. Além disso, foram identificados fertilizantes adulterados com defensivos agrícolas.
Em fiscalização na empresa responsável, foram utilizados equipamentos avançados de análise (espectrômetro de infravermelho – NIR), que identificaram defensivos agrícolas proibidos em pelo menos dois fertilizantes e dois adjuvantes. Amostras foram encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP) para confirmar os resultados.
Essas operações são fundamentais para a proteção da saúde pública e ambiental e destacam a importância do cumprimento da legislação, assegurando o uso de produtos de qualidade e rastreáveis na agricultura brasileira. As apreensões resultaram em multas que totalizaram R$ 9.405.500,00, e as empresas envolvidas responderão judicialmente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Evento vai debater os desafios no financiamento do agro brasileiro
O evento contará com a presença de renomados especialistas do agronegócio; Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Bernardo Fabiani, CEO da TerraMagna
Continue Reading Evento vai debater os desafios no financiamento do agro brasileiro
STF realiza audiência pública na terça (05) sobre “bolsa-agrotóxicos”
Organizações e movimentos populares denunciam impactos à saúde, meio ambiente e orçamento público pela não tributação.
Continue Reading STF realiza audiência pública na terça (05) sobre “bolsa-agrotóxicos”
Café do Brasil tem boas floradas em outubro, mas pegamento é a questão, dizem cooperativas
É “cedo” para estimar a safra 2025 no maior produtor e exportador mundial de café, disse o presidente da Cooxupé.
Citros: chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
Segundo pesquisadores do Cepea, as chuvas devem favorecer uma melhora nas frutas que ainda permanecem nos pés.
Continue Reading Citros: chuvas geram expectativa de recuperação na oferta em 2025
SP lança programa para impulsionar a produção de café canéfora
Medida prevê investimentos de R$ 500 milhões em até 10 anos para renovar a cafeicultura em São Paulo; 10 mil produtores devem ser beneficiados.
Continue Reading SP lança programa para impulsionar a produção de café canéfora
Preço da carne de frango sobe pelo 3º mês consecutivo
O aumento do preço está atrelado à demanda aquecida pela proteína avícola e ao aumento na competitividade.
Continue Reading Preço da carne de frango sobe pelo 3º mês consecutivo