Mais de 200 toneladas de produtos irregulares são apreendidos

Ministério da Agricultura e Pecuária apreendeu em ações da Operação Ronda Agro, cerca de mais de 200 toneladas de produtos agropecuários irregulares.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou as operações contra o comércio irregular de produtos agropecuários em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio das ações da Operação Ronda Agro. Entre os dias 17 e 18 de dezembro, mais de 200 toneladas de produtos irregulares foram apreendidas, abrangendo alimentos para animais, fertilizantes, agrotóxicos, bebidas e produtos de origem animal.

Operação em Dourados/MS: Comércio autuado e produtos destruídos

Os produtos apresentavam falta de comprovação de origem e registro junto aos serviços oficiais, colocando em risco a segurança do consumidor. Como resultado, dois estabelecimentos comerciais foram autuados, e todos os itens apreendidos foram destruídos devido à ausência de conformidade e inocuidade.

Na terça-feira (17), a fiscalização ocorreu em Dourados/MS, onde foram apreendidos:

  • 379 litros de bebidas;
  • 749 kg de produtos de origem animal, como queijos, embutidos e produtos apícolas.

Deodápolis/MS: Combate à irregularidade de insumos agropecuários

No dia seguinte (18), a Operação Ronda Agro – Apate concentrou esforços em Deodápolis/MS, com foco no combate à produção e comercialização de insumos agropecuários irregulares. As apreensões incluíram:

  • 81 toneladas de alimentos para animais;
  • 60 toneladas de fertilizantes;
  • 62 kg de agrotóxicos.

O nome da operação, “Apate”, é uma referência à figura da fraude na mitologia grega, destacando o compromisso das autoridades em combater práticas enganosas que prejudicam o setor.

Campo Verde/MT: Fertilizantes irregulares

Ainda na quarta-feira (18), outra etapa da Operação Ronda Agro foi realizada em Campo Verde/MT, onde foram identificados e apreendidos:

  • 333 kg de fertilizantes em condições irregulares.
Mais de 200 toneladas de produtos irregulares são apreendidos

Apoio e integração entre órgãos para realização da Operação Ronda Agro

As ações foram coordenadas pelo Mapa, com suporte do programa Vigifronteiras. A operação contou com a colaboração de diversas entidades, como:

  • Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON);
  • Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS);
  • Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO);
  • Vigilância Sanitária Municipal de Dourados.

Objetivos e impacto da Operação Ronda Agro

As ações fazem parte do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais – Vigifronteiras. Os principais objetivos incluem:

  • Preservação da sanidade dos rebanhos e lavouras do Brasil;
  • Defesa dos direitos dos consumidores, garantindo produtos seguros e de qualidade;
  • Combate à concorrência desleal, promovida por atividades ilícitas envolvendo produtos agropecuários.

Essas apreensões destacam o empenho das autoridades em fortalecer a segurança alimentar, proteger os consumidores e assegurar a integridade das cadeias produtivas no agronegócio.

Mais de 200 toneladas de produtos irregulares são apreendidos

O alerta ao mercado

As ações reforçam a importância de adquirir produtos com origem comprovada e conformidade legal. Além de evitar prejuízos ao setor, isso assegura a qualidade e segurança dos itens consumidos pela população brasileira.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM