Livro que conta os 100 anos da pesquisa agropecuária é lançado na Expointer

Tecnologias, cultivares e raças presentes hoje na Expointer são fruto deste trabalho de 100 anos da pesquisa agropecuária que é contada em livro lançado na Expointer 2024

O livro que conta os 100 anos da pesquisa agropecuária foi lançado neste domingo (25/08), no auditório do estande do Governo do Estado, no Pavilhão Internacional da 47ª Expointer. A pesquisadora aposentada do DDPA, Sônia Lobato, e o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Caio Efron, falaram sobre a importância da pesquisa para o Rio Grande do Sul.

Segundo Caio, muitas tecnologias, cultivares e raças de animais presentes hoje na Expointer são o resultado do trabalho destes pesquisadores ao longo da história, desta instituição de pesquisa aqui no Rio Grande do Sul. 

Entre as cultivares, algumas variedades de feijão, uva, maçã e citros e no caso dos animais, algumas raças bovinas como a Holandesa, o Charolês, Jersey e Hereford e de ovinos como a raça Ideal foram introduzidas, melhoradas ou fomentadas nas estações experimentais de pesquisa. 

“O livro conta toda a história, desde 1919, quando foi criada a Estação de Seleção das Colônias em Alfredo Chaves (hoje Veranópolis), até os momentos mais recentes. Hoje, a pesquisa é realizada pelo DDPA, que honra e valoriza esta história”, afirma Caio. O livro conta com mais de 700 páginas e relatos de pessoas que fizeram a pesquisa estadual e levaram os resultados para a sociedade gaúcha e para o país.

O livro está disponível gratuitamente para download: Os 100 anos da pesquisa agropecuária oficial do Rio Grande do Sul

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM