De acordo com o Google Trends, a procura pelo leite de cabra teve um aumento significativo no último mês. Mas afinal, o leite de cabra é mais saudável ou não?
A escolha do tipo de leite que consumimos pode refletir valores pessoais e objetivos de saúde. Enquanto o leite de vaca domina o mercado, alternativas como o leite de cabra têm ganhado espaço, especialmente entre aqueles que buscam maior digestibilidade e benefícios nutricionais. Mas será que o leite de cabra é realmente mais saudável? Vamos explorar.
Por que o leite de cabra está em alta?
Nos últimos meses, houve um aumento expressivo nas buscas pelo leite de cabra, segundo o Google Trends. Usuários de redes sociais têm promovido o produto como uma alternativa mais saudável ao leite de vaca e, inclusive, como um aliado para cuidados com a pele.
De acordo com a nutricionista Christina Lombardi, há diversas razões para a preferência: maior teor de gordura e proteína, facilidade de digestão, e uma menor probabilidade de reações alérgicas. Além disso, o leite de cabra é naturalmente mais cremoso, devido ao seu maior teor de gordura.
Comparação nutricional
- Mais nutrientes por xícara: O leite de cabra possui maior quantidade de cálcio e potássio do que o leite de vaca.
- Calorias e gorduras: Por ter mais calorias e gorduras, pode não ser a melhor escolha para quem busca emagrecimento, conforme alerta a terapeuta nutricional Janie Perry.
- Sabor distinto: Muitos consideram o gosto do leite de cabra um “gosto adquirido”.
Dica de qualidade: Para obter um leite mais nutritivo e com maior quantidade de ácidos graxos ômega-3, opte por produtos de cabras criadas a pasto.
Facilidade de digestão: o diferencial do leite de cabra
Um dos maiores apelos do leite de cabra é sua digestibilidade. Isso ocorre devido à presença de caseína A2, que não é inflamatória e é mais fácil de processar pelo organismo. Em contrapartida, o leite de vaca contém caseína A1, que pode ser difícil de digerir para algumas pessoas.
Mesmo assim, o leite de cabra ainda contém lactose, embora em menor quantidade que o leite de vaca. Isso pode torná-lo uma alternativa viável para pessoas com sensibilidade leve à lactose, mas não para aqueles com intolerância severa.
Leite de cabra para cuidados com a pele
Recentemente, o leite de cabra também chamou atenção pelos seus benefícios dermatológicos.
- Consumo e acne: Embora laticínios possam desencadear acne em algumas pessoas, o leite de cabra, devido à caseína não inflamatória, tem sido associado à melhora na saúde da pele.
- Sabonetes à base de leite de cabra: Ricos em ácidos graxos e vitamina A, esses produtos ajudam a reparar danos, suavizar a textura da pele e reduzir inflamações.
- Hidratação e esfoliação: O ácido láctico presente no leite de cabra funciona como um esfoliante natural, desobstruindo os poros, enquanto suas gorduras hidratam profundamente.
Conclusão: vale a pena trocar?
A escolha entre leite de cabra e leite de vaca depende dos objetivos individuais:
- Para digestão e alergias leves: O leite de cabra é uma boa alternativa, especialmente para quem busca maior conforto digestivo.
- Para nutrição: O leite de cabra oferece mais gordura, proteína e micronutrientes essenciais, mas deve ser consumido com moderação por quem deseja emagrecer.
- Para cuidados com a pele: Além de seus benefícios dermatológicos, sabonetes à base de leite de cabra podem ser uma excelente opção para quem busca hidratação e esfoliação natural.
O leite de cabra não é uma solução universal, mas, dependendo das suas necessidades, pode ser uma adição valiosa à dieta ou rotina de cuidados pessoais.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Avanço de doenças na soja pode impactar resultados da safra: monitoramento e manejo eficientes são decisivos para assegurar produtividade
Com o progresso das doenças na cultura, e expectativas elevadas para a produção nacional, soluções de alta performance, como o fungicida premium Excalia® Max, promovem proteção de potencial produtivo da planta.
A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Apreensão, mortes e contradições: disputa por 337 cabeças expõe o Ibama e termina com perda de mais de 35% do rebanho. Em entrevista exclusiva, o advogado do produtor revela os bastidores e, ainda, como um caso de negligência na guarda dos animais levanta debate sobre tais operações
Continue Reading A verdade sobre o produtor que teve vacas mortas após apreensão do Ibama
Em ano de eleição, Lula anuncia pacote de R$ 2,7 bilhões para o MST; normal ou busca de apoio?
Medidas foram anunciadas em Salvador durante evento de 42 anos do MST e incluem compra de terras, desapropriações, crédito habitacional, educação e investimentos em assentamentos; anúncio de Lula reacende debate sobre invasões, segurança jurídica e impactos ao agronegócio
Safra de uva 2025/2026 deve superar produção normal no RS, estimada em 905.291 toneladas
O Estado possui aproximadamente de 42,4 mil hectares cultivados com uva, sendo que 36,6 mil hectares estão concentrados na Serra Gaúcha, o que consolida a região como o maior polo de produção e processamento de uvas do país.
CNA vai escolher melhor azeite, cachaça e doce de leite em concurso e prêmio chega a R$ 15 mil
Inscrições estão abertas para produtores de azeite, cachaça e doce de leite; Confira os detalhes e como acessar os editais do Prêmio Brasil Artesanal 2026, lançado pela CNA
Como monitorar o desempenho técnico e financeiro da sua safra
Esqueça o “achismo”: a sustentabilidade do agronegócio moderno exige o cruzamento inteligente entre a realidade do campo e a saúde do caixa. Veja como implementar essa cultura de dados.
Continue Reading Como monitorar o desempenho técnico e financeiro da sua safra





