A nova lei prevê a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Por meio desse sistema, as empresas vão poder compensar a emissão de gases poluentes comprando créditos de carbono ligados a iniciativas ambientais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto que cria um mercado regulado de carbono no Brasil, com o objetivo de estabelecer limites para a emissão de gases de efeito estufa. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, e foi publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU).
A nova lei prevê a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Por meio desse sistema, as empresas vão poder compensar a emissão de gases poluentes comprando créditos de carbono ligados a iniciativas ambientais.
O sistema divide esse mercado entre dois setores, o regulado e o voluntário – o agronegócio está no segundo.
Um ato do Executivo poderá estabelecer regras de funcionamento dos órgãos que compõem a governança do SBCE, que será composto pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, por seu órgão gestor e pelo Comitê Técnico Consultivo Permanente.
Na regulamentação, deverá ser definido um teto para a emissão de gás carbônico em determinadas atividades produtivas. Para que uma empresa ultrapasse esse montante máximo, precisará comprar cotas de outra que não tenha usado todo o seu limite, no chamado comércio de permissões de emissões. Dessa forma, nunca haverá aumento efetivo da emissão de carbono.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos
Donald Trump usou a mesma Bíblia que Abraham Lincoln utilizou na posse de 1861, além de uma Bíblia pessoal.
Continue Reading Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos
Como os produtores de soja de SC, RS e PR enfrentam as adversidades climáticas?
Da tecnologia às estratégias adaptativas: Presidentes das Aprosojas discutem como os produtores de soja mantêm a produtividade
Continue Reading Como os produtores de soja de SC, RS e PR enfrentam as adversidades climáticas?
AgRural: com chuva, colheita de soja em MT é a mais atrasada da série histórica
O excesso de chuva em Mato Grosso faz da colheita no Estado a mais lenta da série histórica da AgRural, iniciada na safra 2010/11.
Continue Reading AgRural: com chuva, colheita de soja em MT é a mais atrasada da série histórica
Bahia assume liderança em irrigação sustentável, destaca Aiba
São Desidério lidera o ranking nacional com 91,6 mil hectares irrigados, enquanto Barreiras ocupa o segundo lugar, com 60,9 mil hectares.
Continue Reading Bahia assume liderança em irrigação sustentável, destaca Aiba
Vacas e cavalos podem reduzir a carga de parasitas uns dos outros?
Pesquisas indicam que a alternância ou mistura de vacas e cavalos em pastagens contribui para a redução significativa de parasitas em ambas as espécies.
Continue Reading Vacas e cavalos podem reduzir a carga de parasitas uns dos outros?
Importação chinesa de milho cai 49,7% em 2024, diz Gacc
No acumulado de 2024, a China importou 13,64 milhões de toneladas do cereal, recuo de 49,7% na comparação com 2023.
Continue Reading Importação chinesa de milho cai 49,7% em 2024, diz Gacc