
A operação societária, onde a JBS compra 50% da Mantiqueira, estabelece que o valor do investimento será definido segundo regras comuns a este tipo de negócio tendo por base um Enterprise Value para 100% da Mantiqueira de R$ 1,9 bilhão.
A Mantiqueira Brasil, 10ª maior empresa de ovos do mundo, anuncia hoje uma nova sociedade com a JBS S.A., líder global na indústria de alimentos. A operação societária estabelece que o valor do investimento será definido segundo regras comuns a este tipo de negócio tendo por base um Enterprise Value para 100% da Mantiqueira de R$ 1,9 bilhão.
Esse acordo, onde a JBS compra 50% da Mantiqueira, marca um passo decisivo na expansão da Mantiqueira Brasil para os mercados internos e externos, consolidando o posicionamento da empresa como referência e potência no setor de ovos. O objetivo é construir a maior plataforma de produção e comercialização de ovos do mundo.
“Uma parceria natural e estratégica”, aponta fundador da Mantiqueira Brasil
Fundada por Leandro Pinto em 1987, com apenas 30 mil galinhas em Itanhandu, Minas Gerais, a Mantiqueira transformou-se em uma potência do setor. Hoje, com 17,5 milhões de aves, a empresa produz cerca de 4 bilhões de ovos por ano e possui operações em seis estados brasileiros.
Para o fundador e presidente do Conselho da Mantiqueira Brasil, Leandro Pinto, a nova sociedade é um movimento natural e estratégico: “Estamos preparados. Somos líderes no Brasil e, com a vinda da JBS S.A. para nossa empresa, teremos mais acesso às oportunidades dos mercados, além de obtermos conhecimento necessário para nos tornarmos um competidor relevante fora do país. Essa união é um marco no nosso planejamento estratégico que sempre buscou, além da expansão orgânica, a entrada em novos mercados”, afirmou Pinto, que continuará à frente do negócio como presidente.
A gestão executiva ficou com Márcio Utsch, que destacou o papel decisivo da Mantiqueira para reafirmar o potencial do Brasil como fornecedor global. “O Brasil tem plenas condições de abastecer o mundo com ovos. Nossa atuação será essencial para consolidar essa posição”, comentou Utsch.
Oportunidades globais e sinergias operacionais
Para a JBS, a parceria representa mais do que a entrada em uma nova categoria de proteínas. Gilberto Tomazoni, CEO Global da companhia, enfatizou a importância da Mantiqueira: “Vimos uma empresa líder, bem administrada, com marcas fortes e já inseridas no mercado internacional. Entramos para ser os números 1 ou 2 do mundo.”
A sinergia entre as empresas deve acelerar o crescimento da Mantiqueira, que terá acesso à estrutura global da JBS para ampliar planejamentos e otimização de custos. A integração com divisões como Seara e Pilgrim’s Pride permitirá à Mantiqueira expandir seu alcance, aproveitando a capilaridade da rede da JBS nos mercados da Ásia, Oriente Médio e América do Norte. “Somando as nossas capacidades, conseguimos acelerar”, disse Tomazoni.
Além disso, a escala de operação da JBS deve beneficiar a Mantiqueira na compra de insumos, como grãos para ração e embalagens, reduzindo custos e aumentando a competitividade.
Marcas fortes para descomoditizar o ovo
Nos últimos anos, a Mantiqueira não investiu no fortalecimento de suas marcas para agregar valor ao produto. A empresa lidera os segmentos com marcas como Mantiqueira, Happy Eggs, focada em galinhas livres, e Fazenda da Toca, referência em ovos orgânicos. “Nosso objetivo sempre foi descomoditizar os ovos. Queremos que o consumidor entenda que ovo tem marca”, explicou Pinto.
Essa estratégia será ampliada pela JBS, que enxerga no mercado de ovos uma oportunidade de agregar produtos de maior valor ao seu portfólio. “Esse investimento está alinhado à nossa visão de longo prazo, que é diversificar as operações e entrar em novos segmentos com marcas fortes”, reforçou Tomazoni.
Impactos no mercado e próximos passos
A entrada da JBS no setor de ovos representa um marco para o mercado brasileiro, intensificando o processo de transações em um segmento que vem crescendo a dois dígitos por ano. Com o consumo per capita de ovos aumentando globalmente, a Mantiqueira está posicionada para atender à crescente demanda internacional. Em dez anos, o consumo no Brasil saltou de 180 para 242 ovos por habitante por ano.
Apesar do otimismo, a conclusão da operação depende da aprovação das autoridades reguladoras brasileiras. “Estamos confiantes de que essa união será benéfica para ambas as partes e para o mercado como um todo”, afirmou Utsch.
Uma aposta no futuro com a ‘nova’ empresa de ovos
A parceria entre a JBS e a Mantiqueira reflete o avanço do setor agroalimentar brasileiro, que busca diversificar suas operações e conquistar mercados globais. “Vamos além do café da manhã”, brincou Tomazoni, referindo-se ao fato de que, com essa aquisição, a JBS adiciona mais um item ao cardápio ao lado do bacon da Seara e da margarina Doriana.
Com a força de uma gigante global e a expertise de uma líder consolidada no mercado de ovos, a sociedade promete elevar a Mantiqueira a um novo patamar, contribuindo para reafirmar o Brasil como potência mundial na produção de alimentos.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fiocruz identifica impactos da exploração de petróleo no pré-sal
Nos estudos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das empresas que operam os empreendimentos, são consideradas três categorias de impacto
Continue Reading Fiocruz identifica impactos da exploração de petróleo no pré-sal
Etanol é produto que mais preocupa em tarifas de Trump, diz Tereza Cristina
Segundo a parlamentar, a taxa de importação do etanol dos EUA – alta, na visão dela – pode ser discutida
Continue Reading Etanol é produto que mais preocupa em tarifas de Trump, diz Tereza Cristina
Irrigação para enfrentar desafios climáticos será pauta da Abertura da Colheita da Noz-Pecã
Coletiva de lançamento do evento, que será em Glorinha (RS) em 11 de abril, ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre (RS)
Soja: Tecnologia para evitar estresse hídrico aponta incremento médio de 7,5%
Soluções mostram resultados consistentes em quatro safras consecutivas de desenvolvimento; Tecnologia para evitar estresse hídrico na soja aponta incremento médio de 7,5%
Continue Reading Soja: Tecnologia para evitar estresse hídrico aponta incremento médio de 7,5%
Taxa de juros impede o acesso ao crédito no setor de máquinas agrícolas
Estudo da Câmara Setorial aponta que o governo enfrentará desafios para ampliar o orçamento do Moderfrota
Continue Reading Taxa de juros impede o acesso ao crédito no setor de máquinas agrícolas
BRF nomeia Geres como vice-presidente do Jurídico, Tributário e Compliance
A decisão entrou em vigor desde a terça-feira, 1º de abril, conforme ata publicada pela companhia
Continue Reading BRF nomeia Geres como vice-presidente do Jurídico, Tributário e Compliance