
Uma das pragas de maior expressão, presente em todo o território nacional, é a broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Essa mariposa causa grandes prejuízos, pois afeta a produtividade do canavial e, também, a qualidade da produção de açúcar e álcool.
A análise de julho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou que a produção brasileira de cana-de-açúcar, na safra 22/23, cresceu 3,4% em relação à anterior. O destaque foi a região Sudeste, que, além de ser a maior produtora nacional, apresentou aumento de 4% com relação a 21/22, graças ao incremento de produção.
“No entanto, os bons índices de produtividade não significam a extinção das pragas nos canaviais, principalmente pela característica semiperene dessa cultura. Mas, sim, que os insetos estão sendo manejados de maneira correta, durante todo o ciclo da cana, e combatidos com ativos, químicos e biológicos, inovadores. Essa atualização precisa ser constante”, explica Christian Menegatti, gerente de cultura de cana da FMC.
Uma das pragas de maior expressão, presente em todo o território nacional, é a broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Essa mariposa causa grandes prejuízos, pois afeta a produtividade do canavial e, também, a qualidade da produção de açúcar e álcool. O aumento da ocorrência desse inseto é influenciado pelas altas temperaturas, chuvas elevadas e outros fatores de manejo. Podendo ocorrer até cinco gerações ao ano, a broca-da-cana promove a morte das gemas apicais, entrenós menores, enraizamento aéreo e brotações laterais, presença de fungos e afinamento do colmo. “Entidades já avaliaram prejuízos de até R$ 5 bilhões, em toda safra, por conta dessa praga, que está presente em todos os canaviais pelo país”, diz Christian.
O bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) é outro principal inseto com alto poder de destruição. “Essa é uma praga de manejo complexo, que está presente em mais de 60% dos canaviais do Centro-sul e causa danos ao desenvolvimento das soqueiras de cana”, ressalta Christian. Esse besouro causa o apodrecimento das touceiras, falhas na brotação e morte da planta, gerando perdas na colheita de até 25 toneladas por hectare e reduzindo a longevidade da cultura.
O Migdolus também causa grandes prejuízos para a cana-de-açúcar, pois ataca o sistema radicular, gerando falhas na brotação das soqueiras, morte da cana em reboleiras e necessidade de reforma precoce do canavial. Ele possui hábito subterrâneo e seu ciclo de vida pode durar até três anos. As larvas podem ser encontradas até a profundidade de cinco metros no solo e as adultas vêm à superfície apenas para acasalamento.
“É possível aplicar produtos com ação multipragas para ter um controle para todas essas simultaneamente. O Premio® Star, da FMC, é um inseticida que possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, que proporciona a otimização operacional, com controle sincrônico da broca-da-cana, do bicudo-da-cana e da broca-dos-rizomas”, destaca o gerente.
O produto tem ação imediata para o controle das pragas, melhor proteção das partes novas da planta e maior período de controle e proteção da cultura. Além disso, tem um desempenho superior pela combinação inovadora de dois ativos, que proporcionam um efeito sinérgico e uma distribuição mais homogênea do produto na folha, com melhor proteção do cultivo.
“Essa tecnologia inédita foi desenvolvida para o cenário brasileiro e passou por uma fase de otimização para extrair o melhor efeito sinérgico dos ativos. A combinação e a proporção exatas dos ingredientes conferem uma formulação diferenciada com altíssima performance para insetos mastigadores tanto na fase adulta quanto na larval”, comenta Christian.
Com informações da FMC
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O correto manejo pré-abate dos suínos tem impacto direto no bem-estar dos animais e na qualidade da carne A proteção do rebanho contra o estresse térmico é uma prioridade crescente para produtores de leite, especialmente em regiões de clima quente e úmido Tecnologia, produtividade e gestão de ponta fazem da Fazenda Colorado a líder absoluta na produção de leite no Brasil há mais de 10 anos Continue Reading Maior fazenda leiteira do Brasil produz 106.000 litros de leite por dia; Vídeo A recria na fase de baixa da pecuária é uma etapa importante na criação de animais que são utilizados para a produção de carne e leite Continue Reading Recria na fase de baixa da pecuária DÁ LUCRO? Uso de milho inteiro reduz custos, acelera a engorda e melhora rendimento da carcaça; Confira os detalhes da chamda dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento Continue Reading Dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento José Vitor Leme e Kaique Pacheco brilham em Nampa, enquanto Dalton Kasel amplia liderança no ranking da PBR 2025 na disputa pelo título de melhor cowboy do mundo; Quem será o vencedor? Correto manejo pré-abate de suínos é determinante para garantir o bem-estar dos animais e a qualidade da carne
Proteja seu rebanho do estresse térmico: evite prejuízos na produção leiteira com estratégias eficazes
Maior fazenda leiteira do Brasil produz 106.000 litros de leite por dia; Vídeo
Recria na fase de baixa da pecuária DÁ LUCRO?
Dieta do grão inteiro como estratégia para lucro alto em confinamento
Brasileiros fazem dobradinha no pódio da PBR na disputa pelo título de melhor cowboy do mundo