Aviso desta sexta-feira prevê até 50 mm de chuva no dia em áreas de diferentes regiões; fim de semana terá condições para temporais e granizo, enquanto o calor aumenta em Finados.
A combinação de umidade e áreas de baixa pressão mantém o tempo instável em importantes regiões produtoras do Brasil nesta sexta-feira, 30 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso amarelo de chuvas intensas, com previsão de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, acompanhados de ventos entre 40 e 60 km/h.
O alerta apresentado tem validade até as 23h59 desta sexta-feira e abrange áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte, Nordeste e Sul. A classificação é de perigo potencial, com baixo risco de interrupção no fornecimento de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
A instabilidade deve continuar durante o fim de semana, com possibilidade de tempestades e queda localizada de granizo. Já na segunda-feira, 2 de novembro, feriado de Finados, as temperaturas sobem em boa parte do país, mantendo a sensação de tempo abafado em diversas localidades.
Onde há alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira
Entre as áreas relacionadas no aviso estão regiões de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
O alerta também alcança setores do Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. A abrangência varia dentro de cada estado: estar na lista não significa que todos os municípios terão chuva forte ou que os volumes ocorrerão de maneira uniforme.
Em Goiás, aparecem áreas como o centro, sul, norte, leste e noroeste goiano. Em Minas Gerais, o aviso inclui o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a região Central, a Zona da Mata, o Sul e Sudoeste, além de outras localidades.
No território paulista, estão relacionadas regiões como Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru e a Região Metropolitana de São Paulo.
Por que a chuva continua na virada do mês?
Segundo a previsão do INMET divulgada na quinta-feira (29), um canal de umidade conecta o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste, estendendo sua influência até o norte da Região Sul.
Ao mesmo tempo, áreas de baixa pressão no interior da América do Sul favorecem a formação de nuvens carregadas. Esse cenário mantém condições para pancadas de chuva, trovoadas e episódios localizados de maior intensidade.
O aviso desta sexta-feira não deve ser confundido com a previsão para todo o feriado. Ele possui prazo específico, enquanto as condições meteorológicas dos dias seguintes podem levar à emissão de novos alertas.
Centro-Oeste: chuva persiste e domingo tem risco de granizo
Nesta sexta-feira, a previsão indica chuva com trovoadas nos estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal. As máximas previstas chegam a 30°C em Goiânia e 33°C em Cuiabá.
No sábado (31), as pancadas mais intensas devem se concentrar em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul. No sul sul-mato-grossense, o tempo fica um pouco mais estável, embora ainda possa chover.
No domingo (1º), a instabilidade volta a ganhar força. O detalhamento regional do INMET aponta possibilidade de granizo em áreas de Goiás e Mato Grosso do Sul.
Para Finados, a previsão indica redução das condições de chuva em parte da região, mas com ambiente quente e abafado. Cuiabá pode alcançar 36°C, enquanto Brasília tem máxima prevista de 29°C.
Sudeste: temporais podem atingir áreas de Minas e São Paulo
A sexta-feira tem previsão de chuva com trovoadas em praticamente todo o Sudeste, com precipitações mais isoladas no extremo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
No sábado, as condições para chuva intensa permanecem em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte e leste de São Paulo.
O domingo exige atenção para tempestades no oeste e norte paulista e em grande parte de Minas Gerais. O boletim também menciona possibilidade de granizo em pontos do território mineiro.
Na segunda-feira, as temperaturas aumentam. As máximas previstas são de 29°C em São Paulo e Vitória, 28°C em Belo Horizonte e 30°C no Rio de Janeiro, com pancadas em partes da região.
Sul: instabilidade diminui no sábado e volta a aumentar
Nesta sexta-feira, a chuva atinge Paraná, Santa Catarina e o extremo norte do Rio Grande do Sul. Na maior parte do território gaúcho, o sol aparece entre muitas nuvens.
O sábado terá diminuição da instabilidade, com chuva mais isolada em setores paranaenses e catarinenses. No domingo, as condições para temporais aumentam novamente no oeste e noroeste do Paraná e no oeste de Santa Catarina, com possibilidade de granizo no noroeste paranaense.
Em Finados, o calor e as pancadas voltam a ganhar espaço, inclusive em áreas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre pode registrar 30°C, após um fim de semana com temperaturas mais amenas.
Norte e Nordeste: chuva se concentra no oeste e em partes do Matopiba
Na Região Norte, a chuva deve se concentrar principalmente no Amazonas, Acre e Rondônia, alcançando também áreas do sul do Pará e do Tocantins.
Em contrapartida, o calor predomina em setores de Roraima, do Amapá e do norte paraense. Boa Vista pode chegar a 38°C nesta sexta-feira e novamente na segunda-feira.
No Nordeste, as instabilidades atingem inicialmente partes do Matopiba, com chuva em áreas do Maranhão, Piauí e oeste e sul da Bahia. Ao longo do fim de semana, o tempo firme ganha espaço na maior parte da região.
Em Teresina, as máximas previstas chegam a 38°C no domingo e no feriado de Finados.
O que a previsão representa para o produtor rural
A distribuição da chuva exige planejamento das operações de campo. A ocorrência de precipitação na região não garante umidade uniforme em todas as propriedades, especialmente quando as pancadas são localizadas.
Para o plantio, é importante avaliar a umidade na profundidade de deposição das sementes e as condições de tráfego das máquinas. Em áreas com solo encharcado, a entrada de equipamentos pode provocar compactação e dificultar o estabelecimento da lavoura.
As janelas de pulverização também exigem atenção à chuva e às rajadas previstas. A decisão deve considerar as condições locais e as recomendações técnicas de cada produto, evitando aplicações pouco antes das pancadas.
Na pecuária, os cuidados incluem verificar a drenagem de currais, proteger alimentos armazenados e acompanhar as condições de acesso a pastagens e instalações. Durante trovoadas, atividades em áreas abertas devem ser interrompidas para proteção das equipes.
Cuidados durante o aviso
O INMET orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também recomenda evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante os episódios de instabilidade. Informações e atendimento podem ser obtidos com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.