“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Alguns setores da Argentina, tradicionalmente a maior exportadora mundial de farelo e de óleo de soja, enfrentam uma greve que tem resultado em deslocamento de importadores de derivados de soja para o Brasil, o segundo maior exportador desses produtos, afirmou o Cepea, centro de estudos da Esalq/USP.
“Com isso, consumidores domésticos (no Brasil) vêm disputando as aquisições com os estrangeiros, resultando em aumento nos prêmios de exportação e nos preços internos”, afirmou o Cepea em análise nesta sexta-feira.
Tomando-se como referência o óleo de soja posto na região de São Paulo, com 12% de ICMS, o valor subiu expressivos 4,3% entre 9 e 15 de maio, indo para 5.140,35 reais/tonelada na quinta-feira.
Quanto ao farelo de soja, a valorização foi de 3,1% no mesmo período, considerando-se a média das regiões acompanhadas pelo Cepea.
Diante disso, tendo-se como base os valores da soja, do farelo e do óleo de soja no Estado de São Paulo, a margem de processamento”= subiu 5,17% entre as duas últimas quintas-feiras, estimou o centro de estudos.
Embora os preços da soja em grão tenham permanecido praticamente estáveis no spot nacional, a paridade de exportação aponta valores mais atrativos aos vendedores nos próximos meses.
“Além disso, incertezas sobre as perdas em lavouras ou até mesmo em armazéns no Rio Grande do Sul (pelas enchentes) deixaram agentes cautelosos nas negociações de curto prazo”, ressaltou.
De 9 a 16 de maio, os indicadores ESALQ/BM&FBovespa – Paranaguá e CEPEA/ESALQ – Paraná avançaram 0,7% e de 0,5%, com respectivos fechamentos de 134,99 reais/saca de 60 kg e de 129,95 reais/saca de 60 kg na quinta-feira.
(Por Roberto Samora)
Fonte: Reuters
Rabobank cita inadimplência no agro e reduz mais previsão de vendas de adubos no Brasil
Em abril, o Rabobank havia previsto uma redução na demanda anual de cerca de 2 milhões de toneladas em 2026.
Agência Embrapa de Notícias é tricampeã do prêmio + Admirados da Imprensa
O veículo concorreu com a Agência Brasil, produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Governo Federal, e com o Broadcast Agro, do Estadão.
Continue Reading Agência Embrapa de Notícias é tricampeã do prêmio + Admirados da Imprensa
Segundo dia da Feicorte 2026 destaca eficiência e rentabilidade para o pecuarista
Evento reúne especialistas e produtores para discutir como transformar a vocação brasileira em resultado econômico
Continue Reading Segundo dia da Feicorte 2026 destaca eficiência e rentabilidade para o pecuarista
Rota pelo Oeste de MT é alternativa para ampliar competitividade do agro
Programa Brasil-Bolívia-Pacífico, do Ministério da Agricultura e Pecuária, abre acesso a portos e mercados asiáticos.
Continue Reading Rota pelo Oeste de MT é alternativa para ampliar competitividade do agro
Uso de minerais bi-quelatados na alimentação de frangos de corte reduz problemas de pele, aponta estudo
O manejo nutricional aumenta a rentabilidade ao dar suporte aos tecidos e músculos, impactando condições que levam à condenação de carcaças.
SindiTabaco leva demandas do setor à agenda com presidenciáveis em Brasília
O SindiTabaco contribuiu para a elaboração do documento e apresentou demandas voltadas ao fortalecimento da competitividade exportadora.
Continue Reading SindiTabaco leva demandas do setor à agenda com presidenciáveis em Brasília





