Goiás dispensa impressão da GTA e autoriza apresentação do documento pelo celular

Medida moderniza o transporte de animais no estado, reduz o uso de papel e promete mais agilidade para produtores e transportadores.

Os produtores rurais de Goiás não precisarão mais imprimir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para realizar o transporte de animais. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) passou a permitir que o documento seja apresentado diretamente pelo celular durante fiscalizações, desde que esteja disponível em formato digital.

A mudança faz parte do processo de modernização dos serviços agropecuários no estado e busca tornar mais ágil a rotina de produtores, transportadores e médicos-veterinários responsáveis pela emissão da guia.

TIP ganha protagonismo e fortalece eficiência na pecuária durante a estiagem

Mais praticidade para o produtor

A GTA é um documento obrigatório para a movimentação de animais entre propriedades, municípios e estados, sendo um dos principais instrumentos de controle sanitário da pecuária brasileira. Com a nova regra, o documento digital terá a mesma validade da versão impressa, eliminando a necessidade de portar cópias em papel durante o transporte.

Além de reduzir custos com impressão, a medida acompanha a digitalização dos serviços públicos e facilita o acesso às informações em tempo real, tanto para os produtores quanto para os agentes de fiscalização.

Segundo a Agrodefesa, a emissão da guia continua sendo realizada normalmente pelos canais oficiais. A alteração ocorre apenas na forma de apresentação do documento, que poderá ser exibido diretamente na tela do celular sempre que solicitado.

Controle sanitário permanece o mesmo

A mudança não altera as exigências sanitárias para o transporte de animais. Todas as regras relacionadas à emissão da GTA, identificação dos rebanhos e cumprimento dos protocolos de defesa agropecuária permanecem em vigor.

O documento continua sendo fundamental para garantir a rastreabilidade dos animais, auxiliar na prevenção e controle de doenças e assegurar a segurança das cadeias pecuárias.

A expectativa é que a novidade reduza a burocracia sem comprometer a fiscalização, tornando o processo mais eficiente e alinhado à transformação digital dos serviços públicos voltados ao agronegócio.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM