O governador frisa que o mundo precisa de produtores rurais que intensifiquem pesquisas voltadas para a agropecuária.
No último sábado (14/05), o governador Ronaldo Caiado participou de um encontro com produtores de leite na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, que fica a 45 quilômetros de Goiânia. Realizado na propriedade referência em aperfeiçoamento genético de gado leiteiro, o evento promoveu o debate sobre a exportação da tecnologia empregada no local e o desenvolvimento do setor em Goiás.
“Sou homem que acredita na ciência”, pontuou o governador ao frisar que o mundo precisa de produtores rurais que intensifiquem pesquisas voltadas para a agropecuária. Segundo ele, o avanço tecnológico tem como resultado produtos de ponta, além da capacidade de aquecer o mercado, gerando emprego e renda. Citou, como exemplo, o leite produzido na Estância, livre de lactose. “É de qualidade e tem condição de não produzir nenhum processo inflamatório a quem consome.”
A Tamburil possui um dos planteis das raças de gado Gir leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil. Durante o evento, o idealizador da Estância, Amarildo Pires, e seu filho e administrador da propriedade, Bruno Pires, apresentaram as instalações da propriedade e a tecnologia desenvolvida para a criação e melhoramento de gado leiteiro.
Atualmente, a fazenda localizada em Bela Vista de Goiás produz 10 vezes a média nacional de leite. “Temos 1,5 mil animais, rompemos fronteiras e hoje estamos colocando nossa genética para o Brasil todo e exportando para outros países”, relatou Amarildo Gonçalves.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elencou outras ações do Estado em prol do setor: “Entramos com infraestrutura necessária, como melhoria das rodovias e entrega de maquinário para as prefeituras arrumarem estradas vicinais, o que melhora o escoamento. Na parte de crédito, melhoramos os limites do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste]”.
Participaram do encontro o deputado estadual Amauri Ribeiro; o presidente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Emater, Pedro Leonardo; além de prefeitos da região, cônsules, agropecuaristas e lideranças do setor produtivo.