Frio no início, mas calor fora do normal no fim; Veja previsão do clima para Abril

Segundo previsão do clima para Abril divulgada pelo Climatempo, o mês terá alguns episódios de frio, marcados pela chegada das primeiras massas de ar polar, mas deve terminar com temperaturas acima da média

Abril de 2025 promete um verdadeiro jogo de temperaturas para os brasileiros. Segundo previsão divulgada pelo Climatempo, o mês terá alguns episódios de frio, marcados pela chegada das primeiras massas de ar polar, mas deve terminar com temperaturas acima da média na maior parte do país.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, o mês será de transição para o outono, trazendo mudanças importantes no comportamento do clima, com destaque para a redução das chuvas e variações térmicas.

Frio no início, calor no fim

Os primeiros sinais de frio devem ser sentidos já na primeira quinzena de abril, entre os dias 5 e 8, especialmente na Região Sul, parte do Sudeste e no Mato Grosso do Sul. A queda de temperatura será leve neste período, mas há previsão de um resfriamento mais acentuado próximo ao dia 15, com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas do Sul.

No entanto, essas ondas de frio devem ser passageiras. O Climatempo aponta que, ao longo do mês, o padrão será de temperaturas elevadas, com termômetros acima do normal na maior parte do país. Apenas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão encerrar abril com marcas um pouco abaixo da média.

Chuvas irregulares

Além das variações térmicas, abril terá um cenário irregular de chuvas. A previsão é de que os volumes fiquem abaixo da média em quase todo o Brasil. A exceção será parte da Região Sul, que deve registrar precipitações acima do normal. Na primeira quinzena, os maiores volumes estão previstos para o extremo norte do país e para o litoral da Bahia, com destaque para Salvador, que pode ter episódios de chuva intensa.

No Sudeste e Centro-Oeste, a tendência é de diminuição das chuvas a partir da segunda quinzena, dando início ao período de seca característico do outono.

Condições oceânicas influenciam o clima

Outro fator apontado pelo Climatempo é a temperatura do Oceano Atlântico Sul, que está acima da média e favorece a formação de áreas de baixa pressão e o aumento da umidade. Já o fenômeno La Niña segue tecnicamente ativo no Pacífico, mas sem grande influência no clima brasileiro neste momento.

O boletim completo pode ser conferido no site do Climatempo.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM