
Fenômeno promete reduzir as temperaturas ao longo desta semana nas regiões Sul e Sudeste, com possibilidade de granizo
Uma nova frente fria em formação no Sul do Brasil promete trazer instabilidades significativas para o Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira (2 e 3). A previsão indica volumes de chuva superiores a 100 mm, ventos que podem alcançar 100 km/h e risco de granizo, criando um cenário meteorológico desafiador para a região.
Os impactos desse sistema não se limitarão ao território gaúcho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), à medida que a frente fria avança para o Sudeste a partir de quinta-feira, há possibilidade de temporais isolados em Santa Catarina e no Paraná.
No próprio dia 3, São Paulo deve entrar em estado de alerta devido à previsão de tempestades acompanhadas de rajadas de vento intensas. O deslocamento do sistema também afetará o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (4).
Chuva intensa e queda de temperatura
A partir de sábado (5), o Inmet recomenda atenção especial para os volumes de chuva esperados no Vale do Paraíba, no litoral paulista e em diferentes áreas do Rio de Janeiro, incluindo a capital, o litoral sul e a região serrana. Nessas localidades, os acumulados podem ultrapassar 100 mm.
Com a chegada da noite de sexta-feira (4), uma massa de ar frio influenciará as condições climáticas, derrubando as temperaturas no Sul, no sul do Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste. Algumas áreas da Região Sul podem registrar marcas abaixo de 10°C, enquanto as serras gaúcha e catarinense têm previsão de geada ao amanhecer de sábado e domingo (6).
Os ventos intensos de quadrante sul, previstos entre sexta-feira e domingo, aumentarão a sensação de frio em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Já no domingo, enquanto as temperaturas começam a subir no Sul, o Sudeste experimentará uma queda térmica, especialmente na Serra da Mantiqueira, onde os termômetros podem marcar mínimas em torno de 12°C.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Plano Safra 2025/26: Vai faltar dinheiro para o financiamento da safra?
- Conheça a diferença entre o Pinto e o Paint Horse
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.