Sendo assim, o líquido parece funcionar como uma espécie de “leite”
As pupas, ou seja, formigas no último estágio da metamorfose das formigas antes de se tornarem adultas, são capazes de produzir leite. Tanto formigas adultas quanto larvas de formigas o consomem, e essa troca parece vital para a sobrevivência, observam os cientistas.
“Identificamos um mecanismo que une a colônia, ligando as formigas nos estágios de desenvolvimento, adultos, larvas e pupas, em uma entidade coerente, o superorganismo”, explica o autor do estudo e biólogo da Universidade Rockefeller, Orli Snir em entrevista.
A descoberta foi publicada na revista Nature. O pesquisador notou a substância pela primeira vez quando isolou pupas clonais de formigas invasoras de sua colônia para estudá-las.
Os cientistas analisaram o líquido e descobriram que continha proteínas, aminoácidos, açúcares e vitaminas. Eles também descobriram que sem o líquido, as larvas tinham crescimento atrofiado e menores taxas de sobrevivência.
Sendo assim, o líquido parece funcionar como uma espécie de “leite”, fornecendo nutrientes essenciais para as formigas em desenvolvimento.
Fonte: www.agrolink.com.br
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.