Fider Pescados prevê crescimento de 30% no faturamento; a empresa é uma das maiores e mais modernas indústrias de processamento de tilápia e seus subprodutos
Líder em produção e processamento de tilápia do Estado de São Paulo, a Fider Pescados intensifica investimentos na piscicultura com uma nova fazenda de engorda, no reservatório de Estreito, vizinho a Rifaina, onde fica sua sede, no interior de São Paulo. O projeto tem capacidade para produção de 8 mil toneladas de tilápia por ano, aumentando em 83% a oferta atual que é de 9,6 mil toneladas por ano.
“O Grupo MCassab, do qual a Fider faz parte, tomou a decisão estratégica de investir na piscicultura porque confia no crescimento do mercado de tilápia. O Brasil já é um grande produtor mundial e deve se tornar, muito em breve, um grande exportador”, destaca o diretor da empresa Juliano Kubitza, ressaltando que a Fider já é umas das maiores exportadoras de filé fresco de tilápia para os Estados Unidos. “Nossa expectativa é aumentar mais de 30% o faturamento já em 2025, atingindo em torno de R$ 200 milhões de receita.”
A Fider Pescados tem 95 de histórias. Dentre os números impressionantes da empresa estão os R$ 200 milhões investidos em Rifaina, cidade de 3.500 habitantes. Com produção de 800 toneladas de tilápia por mês o projeto tem autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O empreendimento é motivo de orgulho para Rifaina pois se trata de um dos mais modernos complexos industriais do país, composto por frigorífico e fábrica de farinha e óleo. No total, a Fider gera 520 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos em Rifaina e nas cidades vizinhas.
A empresa realiza o programa Menores Aprendizes, de incentivo aos jovens da região, dando-lhes a primeira oportunidade de emprego. Importante: nem o frigorífico nem a fábrica dispersam resíduos no meio ambiente. Tudo é reaproveitado.
- Fider Pescados conquista certificação do Aquaculture Stewardship Council
- Brasil exportará farinha de tilápia de alta qualidade para os Estados Unidos
- Peixe brasileiro com certificado de excelência abre portas no exterior
Os investimentos em capacidade de produção de tilápia objetivam, além de atender à crescente demanda interna e global, ocupar totalmente a capacidade do frigorífico automatizado, em Rifaina, que pode processar 20 mil toneladas por ano.
- Empresa mira crescimento das exportações de tilápia para os EUA
- Empresa cria área de preservação de espécies animais em extinção em São Paulo
- Conheça um dos maiores projetos de piscicultura do Brasil
A nova fazenda de criação de tilápia, no reservatório de Estreito, prevê instalar 400 tanques-rede, começando com 100 unidades a partir de abril de 2025. A nova unidade deve ocupar somente 2 hectares de água.
Juliano Kubitza informa que outra frente de crescimento da empresa em 2025 será a adoção do modelo integrado de produção, que se baseia na avicultura e suinocultura e já é adotado por cooperativas no Paraná. A Fider já selecionou dois piscicultores para receber os alevinos, ração e suporte técnico para engorda de tilápia em suas propriedades.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.