Fenagen 2026 é lançada em Pelotas com foco em genética e produção animal

Feira será realizada de 1º a 4 de julho, no Parque da Associação Rural de Pelotas, com programação técnica, julgamentos, exposições, leilões e painéis.

A 3ª edição da Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen) foi lançada nesta terça-feira (26), em Pelotas (RS), durante café da manhã realizado na sede da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). O encontro reuniu representantes de entidades, produtores, lideranças e profissionais ligados à pecuária para apresentar as primeiras informações sobre a edição de 2026. Promovida pela ANC, a feira será realizada de 1º a 4 de julho, no Parque da Associação Rural de Pelotas. A programação deverá incluir julgamentos, exposições, palestras, encontros técnicos, leilões e painéis, além de ações voltadas à difusão de tecnologias aplicadas à pecuária.

O presidente da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Joaquin Villegas, afirmou que a realização da Fenagen ocorre no ano em que a entidade completa 120 anos de atuação. “Este ano tem uma grande importância para nós, porque estamos celebrando um marco histórico na pecuária brasileira. A ANC completa 120 anos de história, e isso nos orgulha muito pelo que representa no melhoramento genético do nosso país”, destacou.

“Abelha-camaleão” intriga cientistas ao mudar de cor em poucos dias

Villegas lembrou que a feira foi criada em 2024, inicialmente para marcar os 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), e teve o formato mantido a partir da avaliação dos criadores. “Os criadores gostaram muito do formato da feira e pediram que ela fosse mantida. A gente atendeu”, afirmou.

O dirigente também ressaltou o caráter técnico da exposição, baseada em animais avaliados pelo Promebo e por critérios objetivos de seleção. “Esta é uma feira muito técnica. Os animais que participam são avaliados pelo Promebo, e, no sistema de julgamento, 60% da nota corresponde aos dados objetivos do programa e 40% à avaliação morfológica feita por um jurado”, explicou.

Villegas destacou ainda que a combinação entre dados produtivos e avaliação visual permite identificar animais mais equilibrados para os sistemas de produção. Segundo ele, a proposta da feira é aproximar criadores, técnicos e produtores comerciais de ferramentas que possam contribuir para a evolução dos rebanhos. “O Promebo e a Fenagen são ferramentas de melhoramento genético, criadas para ajudar o produtor a produzir mais e melhor, visando sempre um produto final de qualidade”, afirmou.

O presidente da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Azambuja, destacou que o lançamento oficial marcou a preparação para um evento voltado à valorização da genética e da produção animal no Brasil. “O evento representa o fortalecimento da nossa agropecuária, da nossa economia e da importância do melhoramento genético na produção animal no Brasil”, afirmou.

Azambuja também ressaltou que a edição de 2026 deverá ampliar o debate sobre tecnologia, produtividade e seleção genética na pecuária. “A Fenagen será um marco para a valorização da nossa carne de qualidade, para a divulgação de novas tecnologias e para a consolidação do melhoramento genético”, disse o dirigente.

A realização em Pelotas também foi destacada como parte de uma agenda mais ampla de valorização da pecuária na região. Junto à Fenagen, ocorrerá mais uma edição do Foco Pecuária 2026, realizado pela Foco Pampeano, e o Encontro Técnico da Federacite, além de outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo.

Segundo Azambuja, a Associação Rural de Pelotas pretende ampliar sua atuação como espaço de diálogo técnico e institucional para o agronegócio local. “Queremos ser um fórum permanente de evolução tecnológica para o agronegócio local, promovendo conhecimento, inovação e conectividade entre produtores, técnicos e pesquisadores”, destacou.

O gestor de projetos do Sebrae, Juliano Bolzoni, destacou que a parceria com a ANC e com a Fenagen está ligada à necessidade de ampliar o uso de dados e informações na pecuária regional. “Muito do que precisamos evoluir na produção pecuária passa por espalhar dados e informações. Por isso, temos construído parcerias com o objetivo de trabalhar cada vez mais com dados produtivos”, afirmou.

Bolzoni também citou o desenvolvimento do projeto Crie, Avalie e Selecione, construído em parceria com a ANC, para aproximar conhecimento técnico, dados e material genético dos produtores comerciais. “Queremos transferir cada vez mais esse conhecimento, esses dados e esse material genético que temos disponível para os produtores comerciais da região”, destacou.

O sócio da Foco Pampeano, Vinícius Pereira, afirmou que a programação técnica deverá complementar a proposta da Fenagen ao abordar temas ligados à nutrição e à sanidade. Segundo ele, esses pontos se conectam diretamente ao trabalho de seleção genética apresentado pela feira. “A alimentação e a sanidade fazem esse encaixe perfeito com a genética que a Fenagen vai trazer”, destacou.

A 3ª edição da Fenagen tem patrocínio de Banrisul e Sicredi. A programação completa será divulgada pela organização nos próximos dias.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM