
Os javalis foram introduzidos no Brasil na década de 90, com o propósito inicial de criar e comercializar sua carne exótica. Contudo, a falta de manejo adequado e controle, levou a uma proliferação descontrolada desses animais, transformando-os em uma praga no país.
Qual o maior javali do Brasil? Para alguns internautas, o animal do vídeo, representa uma boa resposta para a pergunta. O javali chegou no Brasil durante a década de 90, esse animais foram introduzidos onde seriam criados para produção e comercialização de sua carne exótica. Entretanto, por não haver um manejo e controle desses criatórios por parte dos responsáveis e fiscalizadores, os animais acabaram se tornando praga para no país. A caça desses animais é prática comum – mas ainda ameaçada pelos ambientalistas e desinformados – hoje no campo e, neste contexto, um fazendeiro abate o ‘maior javali do Brasil’ e mostra em vídeo; Confira!
Sua caça é atualmente permitida, regulamentada por leis, tornou-se a única solução para o controle populacional desses animais que causam grandes destruições por onde passam, sendo atualmente vistos na maior parte do território nacional. Sua presença desencadeou uma série de impactos negativos, que vão desde a destruição de habitats naturais até danos em plantações agrícolas e riscos à saúde pública.
O javali, ou Sus scrofa, é uma espécie de animal onívoro originária da Europa e Ásia que tem se mostrado uma ameaça crescente em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. Com uma capacidade notável de adaptação e reprodução acelerada, o animal tem causado prejuízos tanto no âmbito ambiental quanto econômico. Aqui no país, sua criação foi feita, em grande parte com o cruzamento com o “suíno domesticado”, criando o conhecido javaporco.
Mas, o que chamou atenção neste fim de semana, foi o tamanho de um desses animais. Um fazendeiro abateu o ‘maior javali do Brasil’ e mostrou durante um vídeo que viralizou na internet. O animal, que precisou ser transportado por um trator, sendo colocado em uma “concha” acoplada, mostra-se como sendo o ‘maior javali do Brasil’, segundo alguns dos internautas que comentaram na publicação.
Confira o vídeo e deixe sua opinião sobre o peso desse animal
Qual o tamanho do maior javali?
O maior javali do mundo é uma sub-espécie do mamífero chamado Sus Scrofa Attila. Este javali vive principalmente no coração das imensas florestas da Turquia. Esse animal, quando se torna adulto, ele pode pesar mais de 350 Kg com um crânio de largura mediana, medido entre seu occipital e a ponta da cabeça, de 42 cm. Em boa forma, o Atilla adulto não possui predadores naturais graças a sua notável corpulência. Além disso, ele se torna uma máquina de destruição por onde passa, um verdadeiro predador.
O maior Sus Scrofa Atilla do mundo foi encontrado por um caçador português durante uma destas viagens na Turquia.
Já aqui no Brasil, o peso médio dos animais abatidos variam de 90 a 250 kg. Entretanto, respondendo a pergunta de todos: sim, existe o javali gigante no Brasil, eles chegam a pesar mais de 250kg! Esses animais são, na maior parte, os machos, vivem sozinhos e causam maior destruição, além de atacarem pessoas.
Um desses animais foi abatido no sul do país, como é o caso do animal do vídeo acima, que chegou a pesar mais de 250 kg! Veja o vídeo acima, e diga se realmente não é o maior javali que você já viu. Veja abaixo, outro animal que também foi abatido a alguns anos no sul do país.

Um baita de um javali! É possível ver pela foto que o animal pesa mais de 250 kg, e era um cachaço, como é chamado o macho. Esses animais tem um poder de destruição nas lavouras, podem atacar os animais de criação e até mesmo os humanos, caso se sintam acuados.
O javali é uma ameaça ao meio ambiente e a lista de danos é extensa:
- Estraga as nascentes, sujando toda a água;
- Cava as encostas causando erosão;
- Come filhotes de animais como o veado, causando sério problema para a reprodução desta espécie nativa;
- Come ovos e filhotes de pássaros que nidificam no solo como o Inhambu, Uru, Macuco, Codorna e a Perdiz, causando baixas na população destes animais;
- Compete pelos alimentos que seriam naturalmente de Catetos, Queixadas, Quatis, Cotias, Pacas e outros;
- Prejudica as raízes das arvores frutíferas ao revirar todo o solo na base da planta;
- E outros danos.
Os javalis são animais devastadores para o meio ambiente. Esta é a principal razão pela qual o javali deve ser encarado como um problema ambiental muito sério. E como não há outra alternativa viável e eficaz para conter o avanço desses animais, a caça precisa ser incentivada pelo governo brasileiro igualmente como fazem as autoridades Europeias e Norte Americanas.
Caça do javali no Brasil
A caça do javali no Brasil é regulamentada por leis e normativas específicas. Os detalhes da realização dessa atividade devem seguir as diretrizes condicionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a legislação ambiental vigente. Isso inclui a obtenção de autorizações prévias, o registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) na categoria de manejo de fauna exótica invasora e a conformidade com as normas relacionadas ao uso de armas de fogo, conforme determinado pelo Exército Brasileiro.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Leite A2 tipo A, da Porto Real, é resultado de um sistema de produção que prioriza a origem, a rastreabilidade e o cuidado desde o campo até o supermercado. Continue Reading Fazenda mineira produz leite a partir de rebanho geneticamente selecionado Após queda de produtividade em 2024, momento atual é estratégico para prevenção de pragas na lavoura e reinserção do Brasil no mercado mundial. O material com as propostas foi construído em conjunto com as Federações de agricultura e pecuária dos Estados, sindicatos rurais, produtores e entidades setoriais. Já o transporte de grãos por barcaças totalizou 469.468 toneladas na semana encerrada em 19 de abril. O volume representa queda de 17%. Continue Reading Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 1% na semana encerrada em 12 de abril Contrato de Opção de Venda é um dos instrumentos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo. Continue Reading Arroz: Produtores têm até amanhã para antecipar direito de venda à Conab A Toledo destaca por investir continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, oferecendo um portfólio robusto com soluções em pesagem e softwares de gerenciamento. Fazenda mineira produz leite a partir de rebanho geneticamente selecionado
Defensivos agrícolas garantem recuperação da produção do cacau e combate à vassoura-de-bruxa
CNA entrega proposta de R$ 594 bi para o Plano Safra 2025/2026 ao Ministério da Agricultura
Grãos/EUA: transporte ferroviário aumenta 1% na semana encerrada em 12 de abril
Arroz: Produtores têm até amanhã para antecipar direito de venda à Conab
Agrishow 2025: Balanças de pesagem impulsionam a lucratividade e transformação digital no campo