Ex-ministro Roberto Rodrigues visita novo escritório do Martinelli em Sinop

Com os atuais 16,3 mi de habitantes, uma nova geração de pessoas chega à região atraída pelo agronegócio que cresceu muito.

O Centro-Oeste registrou no último Censo (2022) um crescimento populacional de 1,23% em relação ao contabilizado no levantamento anterior (2006). A elevação, de acordo com dados projetados pelo IBGE, foi superior à média nacional no período, que foi de 0,52%. Com os atuais 16,3 milhões de habitantes, uma nova geração de pessoas chega à região atraída pelo agronegócio que cresceu muito, mas que agora precisa se organizar para se desenvolver ainda mais.

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento gerencial do segmento, o Martinelli Advogados, que possui 18 unidades espalhadas por todo o Brasil, irá inaugurar no dia 31 de agosto uma nova unidade do escritório em Sinop (MT). A inauguração contará com a presença do ex-ministro da agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, que fará uma palestra trazendo um panorama sobre o momento do agro no âmbito tributário e societário.

O município foi escolhido para a abertura da filial, pois está localizado em uma região mais central do estado, o que facilita e contribui no atendimento de todos os clientes do MT de forma rápida e eficaz. O estado do Mato Grosso é um dos estados que mais crescem no Brasil. A região é altamente impulsionada pela produção de grãos e está em busca de se profissionalizar ainda mais. Além disso, observa a chegada de grandes players do mercado.

“Graças ao empenho e coragem dos produtores, o estado cresceu muito não só na produção agrícola, mas também se desenvolveu em infraestrutura. Agora, com a nova geração, desafios surgem para que continue a crescer”, observa Denilson Utpadel, head nacional do escritório e responsável pela nova filial. Ele exemplifica questões ligadas à sucessão das empresas da região, um desafio enfrentado pelos produtores e empresas que buscam, em uma assessoria jurídica e tributária, otimizar processos e trazer mais competitividade para investimentos, tributos, comercialização e fusões e aquisições.

“Um ponto que chama a atenção dos empresários é a reforma tributária que, neste primeiro momento, será sobre o consumo. A tendência é que, logo na sequência, uma reforma sobre a renda também entre em discussão, instante em que também serão alterados pontos importantes sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), o que afeta questões tributárias e societárias. Dessa forma, por se tratar de temas altamente complexos, o Martinelli Advogados busca auxiliar as empresas e produtores do estados nesses novos desafios”, observa Luiz Rodrigo Cappellin, advogado e também responsável pela unidade.

O especialista completa que o Centro-Oeste está de olho no futuro, mas ainda precisa sanar algumas arestas em ajustes tributários para que consiga aumentar ainda mais o seu potencial de desenvolvimento. “Nas questões tributárias, vemos espaço para muito mais profissionalização que, se trabalhada, poderia resultar em mais competitividade para a produção regional. No campo, o agronegócio vai super bem, mas agora precisa olhar para fora”, completa.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM