Com um custo total da obra estimado em 400 mil reais, incluindo a construção do curral anti-estresse e cobertura com telhado antitérmico!
O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, construído em substituição ao antigo curral do “Retiro do Rochedo”, montado quando a unidade foi fundada, foi concluído. Ele segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente, em relação à atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo, tanto para os animais quanto para os manejadores.
A moderna instalação atenderá as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura, como aqueles que envolvem os sistemas integrados de produção, nutrição animal e manejo de forrageiras, além das áreas com rebanho geral.
Com um custo total da obra estimado em 400 mil reais, a maior parte dos recursos (construção do curral anti-estresse e cobertura com telhado antitérmico) veio do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Carne Carbono Neutro (CCN), assinado entre a Marfrig Global Foods e a Embrapa.
A Unidade arcou com os custos de demolição do antigo curral, terraplanagem e construção da base estrutural (fundação). Outra parceria foi necessária e viabilizada, desta vez com a Beckhauser, empresa fabricante de troncos de contenção e balanças, que doou para a Embrapa Gado de Corte um dos mais modernos troncos de contenção disponíveis no mercado.
- ‘Recuperação judicial não é a salvação do produtor rural’, alerta especialista
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
A elaboração do projeto do novo curral teve início no final de 2019, e as obras iniciaram em maio de 2020. Construído em concreto protendido, de alta durabilidade, possibilitará o manejo de até 200 animais por dia, com maior segurança para pesquisadores, funcionários e estagiários.
Fonte: Embrapa.