
A programação do evento inicia com palestra sobre o cultivo do café Robustas Amazônicos, ministrada pelo pesquisador Marcelo Curitiba.
A Embrapa Roraima divulgará nesta quinta-feira, dia 09/08, o dia de campo “Vamos falar de Café?”. O evento será realizado em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação-SEADI, e com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – IATER, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima-FAPERR, Fundação Estadual do Meio Ambiente-FEMARH e Agência de Defesa Agropecuária-ADERR.
O dia de campo “Vamos falar de Café?” ocorrerá das 8h às 1 local de Pitaya Vermelha no sítio Pitaya Vermelha I do Projeto Vicinal na vicinal do Projeto Bonfim, acesso 401, km58. e estudantes.
O objetivo do evento é publicar os híbridos do café Robustas Amazônicos da Embrapa, e difundir o conhecimento aos produtores com no plantio do café, visto que o Estado tem grande potencial para a cafeicultura. Com poucas áreas implantadas com uma cultura, muitos técnicos e ainda não observam o desenvolvimento do café como as condições locais.
A programação do evento inicia com palestra sobre o cultivo do café Robustas Amazônicos, ministrada pelo pesquisador Marcelo Curitiba Espindula, da Embrapa Rondônia. Em seguida, os participantes IA visitam a técnica ao plantio dos Robustos e a finalização com o “Manual Técnico para Implantação de Café”, de autoria do TER.
Início das atividades com Robustas Amazônicos
A Embrapa Roraima iniciou os trabalhos com parceria da Embrapa Rondônia que é referência em pesquisa e transferência de tecnologias para cafeicultura na região Amazônica. As pesquisas desenvolvidas têm material adaptado às condições da região, como os cafés Robustas Amazônicos.
Uma parceria tornou-se possível a realização do “Curso em produção de café Robustas Amazônicos”, que capacitou técnicos em outubro de 2020. assim as Unidades viabilizaram a provisão de 16.000 mil estacas de 10 híbridos, material que deu origem como mudas fornecidos para agricultura.
Após a visita de transferência e tecnologia da Embrapa Robusta (TT) iniciar o preparo das estacas que foram plantadas em viveiro, adaptando as condições técnicas ao desenvolvimento das estacas e mudas, em 11.000 mil mudas para os 10 híbridos de Robustas.
- Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
- Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
- Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
- Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
- De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
Em 2021, a Embrapa Roraima iniciou a entrega das mudas de café robustas amazônicos para produtos selecionados, com a pretensão de formar Polo Cafeeiro. A iniciativa foi em parceria com o governo do Estado de Roraima, por meio da antiga Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima -SEAPA, hoje atual SEADI.
O produtor Roque Sichinel, do Pitaya Vermelha, foi um dos primeiros sítios contemplados com as mudas Robustas Amazônico, ainda em 2021, e vai compartilhar suas experiências com todos no dia de campo sobre café em Roraima.