Cerca de 15% da produção mundial de grãos é perdida devido à existência de plantas daninhas nas lavouras
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Bayer começarão a estudar a resistência de plantas daninhas em clima tropical e propor estratégias de manejo para reduzir perdas em lavouras de algodão, milho, soja e trigo. Em nota, a Bayer diz que a iniciativa integra parceria de cinco anos com a Embrapa, que começou em 2014.
De acordo com a companhia alemã, o estudo sobre plantas daninhas resistentes em ambiente tropical e considerando os sistemas de cultivo na região é inédito. “Em estudos anteriores não foram avaliadas as características dos sistemas de produção no Brasil”, disse.
Cerca de 15% da produção mundial de grãos é perdida devido à existência de plantas daninhas nas lavouras, destaca a Bayer. Estão registradas no mundo 252 espécies de ervas daninhas resistentes a herbicidas – no Brasil, pesquisas indicam 44 espécies, cerca de 20% do total, de acordo com a Embrapa.
Leia mais em:
- Plantas daninhas resistentes aumentam custo de produção de soja
- IZagro: App que auxilia controle de pragas, doenças e ervas daninhas de diversas culturas agricolas
- A importância da tecnologia na agricultura
- Bayer inaugura fazenda sustentável no Brasil
Dentro da pesquisa, 12 pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, junto com especialistas da Bayer, farão ensaios no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
POR ESTADÃO CONTEÚDO