Os preços médios do diesel, gasolina e etanol subiram na terceira semana de agosto, ante a anterior, na esteira de um avanço do barril do petróleo no mercado externo e após a Petrobras elevar preços nas refinarias na semana passada, mostrou pesquisa da ValeCard, especializada em soluções de mobilidade.
RIO DE JANEIRO (Reuters) – O diesel, combustível mais comercializado do país, subiu 10,06% entre 14 a 20 de agosto, na comparação com a semana anterior (7 a 13 de agosto), para 5,874 reais por litro, apontou o levantamento, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.
A Petrobras, principal produtora de combustíveis do país, anunciou na semana passada um aumento de 16,3% nos preços médios da gasolina e de 25,8% nos do diesel vendidos a distribuidoras, a partir de quarta-feira. Foi o primeiro aumento da petroleira desde que ela reformulou sua estratégia de precificação de combustíveis em maio, em busca de atenuar as volatilidades externas.
“O aumento ainda não foi repassado pelos postos de forma integral, pois os estoques foram comprados das distribuidoras com os preços antigos. Por isso, podemos ter novos reajustes nos próximos dias”, diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.
O repasse de reajustes da Petrobras aos consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de questões, como mistura de biocombustíveis, impostos, margens de distribuição e revenda e estoques.
O mercado sofre ainda influencia de outros agentes, pois conta com outras refinarias privadas e importa cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina, o que também interfere na precificação dos custos das distribuidoras aos postos.
O preço médio da gasolina nos postos de combustíveis subiu 3,22% na terceira semana do mês, ante a semana anterior para 5,883 reais por litro. Já o etanol hidratado, seu concorrente direto nas bombas, subiu 0,77% na mesma comparação, para 3,759 reais por litro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Ameaça na pastagem: como identificar e combater a macambira antes que seja tarde
Entenda como a infestação dessa planta invasora reduz a capacidade de suporte do gado em até 60% e conheça as estratégias recomendadas por especialistas para combater a macambira até a raiz
Continue Reading Ameaça na pastagem: como identificar e combater a macambira antes que seja tarde
Argentina reduz abates de bovinos em 2026, mas rendimento das carcaças sobe para 240 kg/cab
Menor oferta de animais para frigoríficos, redução no descarte de fêmeas e aumento no peso médio das carcaças reforçam indícios de mudança no ciclo pecuário argentino e acendem alerta para o mercado sul-americano com aumento do rendimento das carcaças
Paraná conclui ciclo 2025/2026 de vigilância ativa para Influenza Aviária e Doença de Newcastle
O objetivo é monitorar de forma continuada a população de aves, permitindo a detecção precoce de possíveis enfermidades e comprovar a ausência de circulação de agentes causadores de doenças de grande impacto econômico e sanitário.
BNDES apresentou soluções de crédito para empreendedores rurais e empresas durante a Bahia Farm Show
O objetivo foi mostrar alternativas de crédito alinhadas ao perfil dos investidores e produtores do oeste baiano.
Primeiro BFS Leilões reforça protagonismo da pecuária e aposta na genética de qualidade no Oeste da Bahia
Iniciativa inédita na feira reuniu criadores em um ambiente exclusivo aos negócios, com a oferta de 1.572 animais e 61 touros Nelore de alto padrão, reforçando a força da pecuária regional.
Seca reforça importância da prevenção aos incêndios no campo
Os treinamentos ofertados pelo Sistema FAEP preparam os produtores rurais para evitar, prevenir e combater o fogo.
Continue Reading Seca reforça importância da prevenção aos incêndios no campo





