O uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo
Hoje é Dia do Milho, uma das culturas mais antigas do mundo, com evidências de que ela seja cultivada há mais de 7 mil anos. Com origem nas Américas, o milho foi levado para a Europa, na época dos Descobrimentos, e até chegar, nos anos 1970, ao Mato Grosso, maior produtor do cereal no Brasil, muita história já foi descoberta sobre essa planta, de grande valor comercial em todo o mundo.
Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o milho?
- Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor do cereal no país, com uma produção de 21 milhões de toneladas por safra. Em 2023, seu cultivo deve atingir 5,7 milhões de hectares.
- O milho é responsável por 6% das calorias consumidas pela população humana em todo mundo, sem contar a ração animal e os alimentos processados.
- O uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo.
- Depois de seu valor alimentício tornar-se conhecido, passou a ser plantado em escala comercial e espalhou-se desde a latitude de 58º Norte (União Soviética) até 40º Sul (Argentina).
- Crédito rural: estoque de títulos cresce 16% em 12M até dezembro, a R$ 1,416 tri
- Primeiro Crioulaço Agrária Nutrição Animal reúne 131 participantes em Guaíba
- Consumidores corporativos e setor rural investem R$ 9,6 bilhões em novas instalações de energia solar em 2025, aponta TTS Energia
- Silvicultura de precisão eleva produtividade do setor florestal
- Produção chinesa de grãos bate recorde e atinge 714,9 milhões de t em 2025
- O ancestral do milho era uma planta mexicana com poucos grãos que se soltavam facilmente da espiga e uma casca praticamente intransponível.
- Pesquisadores descobriram que “seres humanos já usavam e manipulavam a forma selvagem do milho, um capim chamado teosinto, por volta de 9 mil anos atrás no México”, segundo o antropólogo Logan Kistler, do Instituto Smithsonian, Estados Unidos.
- Os índios são um dos grandes responsáveis pela chamada domesticação do milho, quando este chegou na Amazônia.
Fonte: Aprosoja, Embrapa, Fapesp