
As dúvidas são muitas sobre o tema, afinal, devo pagar IPVA das máquinas agrícolas e tratores ou estes ficam isentos do imposto este ano? Entenda como as regras são aplicadas para proprietários rurais
O início do ano é, historicamente, conhecido pelo mês dos inúmeros impostos anuais, dos mais diversos. O produtor rural não fica de fora, mas tem benefícios. Os brasileiros, de forma geral, começam janeiro focados no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse imposto incide sobre carros, motos e ônibus, com alíquotas variáveis por estado. Proprietários de máquinas agrícolas, contudo, têm motivos para comemorar, pois esses veículos permanecem isentos de tal cobrança.
A responsável pela sanção da Lei 13.154/15 foi a então presidente, na época, Dilma Rousseff. A proposta foi originária da Medida Provisória (MP) 673, que dispensa o licenciamento e o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. Na época em que a Medida Provisória 673, hoje convertida na lei 13.154, foi aprovada, o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi (PR) considerou uma vitória para o setor do agronegócio brasileiro. “De acordo com as novas regras, os veículos precisam ter apenas um registro, que deve ser feito sem custos”, explicou ele.
A isenção, conhecida como “isenção por profissão”, abrange veículos usados em atividades profissionais diárias, segundo Vinicius Amadeu Santana, analista da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina. As máquinas agrícolas têm direito à isenção se operarem dentro da propriedade, mas se precisarem trafegar em vias públicas para atividades específicas, o proprietário deve solicitar o reconhecimento da isenção digitalmente na Secretaria da Fazenda.
Além das máquinas agrícolas, a lista de isenções inclui taxistas, motoristas de aplicativos, proprietários de vans escolares e ônibus de transporte, além de pessoas com deficiência moderada, grave, gravíssima ou autismo.
É importante destacar que, apesar da isenção do IPVA, agricultores precisam registrar seus tratores e máquinas agrícolas no Registro Oficial de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), em vigor desde outubro de 2022. O objetivo desse registro é garantir a propriedade do veículo, a segurança na comercialização e aprimorar a rastreabilidade e fiscalização para prevenir furtos e roubos.
O Renagro, estabelecido pelo decreto n.º 11.014/2022, é similar ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mas com a vantagem de não exigir emplacamento em tratores e colheitadeiras. Inicialmente, esses veículos são os escolhidos para o registro, mas há planos para incluir outros, como pulverizadores e plantadeiras. O registro pode ser feito através do aplicativo IDAgro, disponível para Android, iOS e computadores.
“Ou seja, os veículos fabricados a partir de 2016 que forem flagrados utilizando as vias sem o devido registro, os proprietários estarão sujeitos a multa e apreensão do maquinário ou equipamento”, alerta a advogada agrarista Heloisa Bonamigo, do Sobocinski Advogados Associados

Destaques da Lei 13.154/15
A regra vale para equipamentos e máquinas produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.
Pelo texto, os proprietários de tratores e máquinas destinados a atividades agrícolas precisam fazer um registro destes bens, sem custos, em caso de trânsito em vias públicas, a fim de evitar infrações e penalidades de trânsito. O cadastro ficará a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), disponível para acesso pelos órgãos estaduais de trânsito (Detrans). Essa foi uma das mudanças no texto em relação à versão original encaminhada ao Legislativo.
Ainda segundo a lei sancionada, os proprietários de tratores e máquinas agrícolas devem recolher o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). A isenção do seguro havia sido incluída na MP durante tramitação no Congresso Nacional, mas foi vetada pela presidente Dilma. O texto também aplica aos operadores destes maquinários a mesma jornada diária de trabalho dos motoristas profissionais, de oito horas, prorrogáveis por mais duas (extraordinárias) ou quatro (acordo ou convenção coletiva).
Clique aqui e veja a íntegra do texto sobre IPVA das máquinas agrícolas
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=31/07/2015&jornal=1&pagina=2&totalArquivos=192
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Levantamento da Arco indica que o aumento na transferência de animais deve se manter em 2025, foram transferidos dentro do sistema da entidade no ano passado 30,85 mil ovinos. Continue Reading Comercialização de ovinos triplica em 2024 na comparação com o ano anterior Climatempo mantém alerta em vários estados devido à chegada da frente fria; apesar dos sustos nos incidentes, ninguém ficou gravemente ferido Continue Reading Frente fria causa estragos: vento derruba carreta e dificulta pouso de avião De acordo com o levantamento, 91% das lavouras de soja ainda em campo apresentam boas condições (90% na semana anterior, 9% estão em condição média (10% há sete dias) e não há registros de áreas classificadas como ruins Continue Reading Colheita da soja atinge 95% no PR, diz Deral; milho 1ª safra está 95% colhido O ministro da Economia, Fernando Haddad, informou que causará estranheza caso o Brasil sofra com alguma retaliação comercial Continue Reading Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump O cenário de oferta confortável deve se manter, mesmo com a recente decisão do governo de congelar a mistura de biodiesel no diesel em 14%, adiando a elevação para 15%, prevista para este mês Continue Reading Datagro: superávit de CBios deve ser de 8,16 mi, mesmo com manutenção do B14 Algumas das mudanças estão relacionadas à necessidade de atualização de dados e códigos no sistema Continue Reading MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscaisComercialização de ovinos triplica em 2024 na comparação com o ano anterior
Frente fria causa estragos: vento derruba carreta e dificulta pouso de avião
Colheita da soja atinge 95% no PR, diz Deral; milho 1ª safra está 95% colhido
Governo brasileiro espera ser poupado de tarifaço de Trump
Datagro: superávit de CBios deve ser de 8,16 mi, mesmo com manutenção do B14
MEIs têm novas regras para emissão de notas fiscais